ASN CE Atualização
Compartilhe

Região Centro Sul promove Workshop para marcar o lançamento do Ecossistema Local de Inovação

A iniciativa aproxima os municípios de Acopiara, Cedro, Icó e Iguatu dos avanços já alcançados em outras regiões cearenses
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Na última segunda-feira, 18/07, o Escritório Regional do Sebrae Ceará no Centro Sul do Estado realizou o primeiro workshop para marcar o lançamento do Ecossistema Local de Inovação com foco nos municípios de Acopiara, Cedro, Icó e Iguatu. Nessa primeira ação estiveram presentes empresários, produtores rurais, profissionais liberais, lideranças dos setores do Agronegócio e Saúde, além de professores da rede estadual e do ensino superior, agentes de desenvolvimento da Salas do Empreendedor e do NEU – Núcleo de Empreendedorismo da URCA, representantes do BNB, Senac e Senar.

No Ceará existem, hoje, várias iniciativas de inovação tecnológica surgindo em diversas regiões do estado. Dentre os principais ecossistemas de inovação existentes, pode-se destacar o ecossistema de Fortaleza, o Rapadura Valley, e o ecossistema do Cariri, o Kariri Valley, porém também existem outras iniciativas surgindo em outras regiões como o ecossistema de Sobral, de Quixadá, de Crateús, e agora, da Região Centro Sul.

Segundo publicação, do Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que tem o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e que reúne informações estratégicas sobre o nível de inovação nas cinco regiões brasileiras, o Ceará ocupa, atualmente, a 11ª posição no ranking nacional, ocupando, assim, o 2º lugar entre os estados da região Nordeste. Em relação à edição anterior do Índice, o estado manteve-se na mesma posição tanto no ranking nacional, como no regional.

Na avaliação da dimensão de Capacidades, o Ceará aparece na 9º colocação nacional, ganhando uma posição com relação ao Índice anterior. Já na dimensão Resultados, o estado ficou em 14º lugar, perdendo duas posições. A posição inferior na dimensão Resultados, em comparação a dimensão Capacidades, denota que o Ceará tem um nível de capacidade promotora de inovação que não se reverte em resultados promissores. Na região Nordeste, o ecossistema cearense concentra 16% das startups ativas, sendo o terceiro maior da região. Constata-se, assim, a oportunidade em prover uma solução colaborativa e de abrangência estadual para geovisualização dos agentes que compõem o ecossistema cearense, tendo em vista o potencial em aproximar os agentes envolvidos e, consequentemente, catalisar parcerias inovadoras no estado.

CENTRO SUL

Sendo assim, ganha importância especial o lançamento do Ecossistema Local de Inovação da Região Centro Sul cearenses, interiorizando a inovação tecnológica e estimulando soluções de ponta para problemas nas duas áreas eleitas como estratégicas que são a do Agronegócio e a de Saúde. Para a articuladora do escritório do Sebrae na Região, Neyla Primo, a iniciativa aproxima os municípios de Acopiara, Cedro, Icó e Iguatu dos avanços já alcançados em outras regiões cearenses que já se adiantaram em relação a esse processo. “O objetivo é aproximar os centros de pesquisa do Agronegócio e saúde para resolver problemas existem na união das duas áreas. Inclusive, já houve uma aproximação dos estudiosos e pesquisadores com os apicultores para a saúde, utilizando o mel para a Saúde”, explica

  • Inovação
  • Região Centro Sul
  • Workshop