ASN CE
Compartilhe

Projeto cearense é finalista da etapa nacional do prêmio Educador Transformador

A iniciativa da Universidade Federal do Ceará foi a vencedora da etapa regional da premiação do Sebrae que busca reconhecer projetos educacionais transformadores
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O projeto Tecnodocência, de autoria da professora Luciana de Lima, da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, foi o vencedor da etapa regional do Prêmio Educador Transformador na categoria Ensino Superior. A premiação é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, que busca reconhecer projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora.

A experiência da professora Luciana de Lima, que já havia conquistado a etapa estadual do prêmio, agora irá representar o Estado na etapa nacional que contará com os projetos de todas as regiões do país. A grande final será realizada durante o Bett Brasil, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia para a educação da América Latina, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para a docente da UFC, o resultado é motivo de muita felicidade, mas ao mesmo tempo traz uma grande responsabilidade de ter que representar a Região Nordeste na etapa nacional. “O projeto Tecnodocência vem sendo trabalhado na Universidade Federal do Ceará desde 2013 e desde então atendemos a mais de 700 licenciandos que aprenderam a trabalhar com tecnologias digitais de forma interdisciplinar, criando seus próprios materiais autorais. É uma enorme satisfação mostrar para o Brasil ações metodológicas docentes inovadoras que vinculadas às tecnologias digitais podem ser incorporadas em qualquer instituição de ensino”.

Luciana aproveitou ainda para ressaltar que considera todas as experiências participantes na premiação como vitoriosas. “Estou preparada para participar das atividades previstas para a colocação final no sentido de compartilhar novas ideias e, principalmente, aprender no processo. Apenas de estar nesse lugar, considero todos vitoriosos. Fazer Educação no Brasil não é tarefa fácil, mas é extremamente gratificante ver o quanto podemos ajudar nossos alunos a crescer nesse universo de informações e conhecimentos”.

Já a gestora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/CE, Mônica Arruda, destacou o orgulho de ter uma equipe do estado na etapa nacional. “Sendo o Educador Transformador um Prêmio de abrangência nacional que premia e destaca as iniciativas educacionais mais inovadoras relacionadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras, é um orgulho para o Ceará ter uma professora com experiência classificada para a final nacional”.

Segundo Mônica, o Ceará é considerado destaque nacional nos indicadores educacionais e a participação no prêmio referenda e destaca essas iniciativas individuais dos professores que buscam inovar em sala de aula e assim inspirar outros educadores.

Segundo lugar

Na etapa regional, o Ceará também se destacou na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ficando em segundo lugar com o projeto XMAKER, do professor Tiego da Silva Cruz, da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, de Icapuí.

O primeiro lugar dessa categoria ficou com a experiência Micro Bit e a robótica sustentável: produção de robôs e casas inteligentes com materiais recicláveis, do professor Sebastião das Silva Vieira, da cidade de Paulista (PE), que será o representante da região na etapa nacional.

Prêmio

A edição do Prêmio Educador Transformador deste ano contou com um total de 3460 projetos inscritos de todo o país, sendo 69 projetos do Ceará. A premiação é voltada para professores vinculados a instituições brasileiras formais de ensino, públicas ou privadas, que implementaram projetos educacionais entre os anos de 2021 e 2023.

Ele é dividido nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular, Educação Profissional Técnica, Educação Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).