O Programa +Qualificação e Renda -Empreendedorismo e Desenvolvimento é um conjunto de ações do Programa Ceará Sem Fome que tem a parceria do Sebrae/CE, Senac/CE, Secretaria do Trabalho e outras instituições que visa capacitar pessoas para o mercado de trabalho e apoiar o empreendedorismo nas comunidades em situação de risco social, proporcionando autonomia financeira, segurança alimentar e nutricional.
Os beneficiários são famílias atendidas pelas ações emergenciais do Ceará Sem Fome e que recebem ações:
– de capacitações em diversas áreas, como panificação, cabeleireiro, açougueiro, almoxarife, auxiliar de logística, garçom, pedreiro, recepcionista, servente de obras e vendedor; –
– em gestão de pequenos negócios,
-E acesso ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Estado, o Ceará Credi.
O objetivo do programa de qualificação profissional é garantir que os futuros empreendedores adquiram as competências necessárias para desempenhar novas atividades com eficácia, que as ajudem a entrar no mercado de trabalho e de apoiar o empreendedorismo, visando a autonomia financeira das famílias que são o público-alvo do programa.
Segundo Fabiana Gisele, gestora do Sebrae/CE no Programa que alimenta, diariamente, nas 1.300 cozinhas que existem em todos os municípios. Para este ano de 2025 esse número deve aumentar para 150 mil pessoas se alimentando em 1.500 cozinhas em todos os 184 municípios cearenses. A previsão da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, e da vice-governadora e recém-empossada secretária da Proteção Social, Jade Romero, é de que a ampliação do número de cozinhas aconteça mediante um novo edital para a seleção de 40 Unidades Gerenciadoras.
FEIRAS
Para dar visibilidade e transparência ao Projeto a previsão é a realização, até o final do ano de quatro feiras regionais que mostrarão o impacto das ações na economia de cada território e seu público-alvo.