Na busca por desburocratizar o processo de abertura de empresas, a Junta Comercial do Ceará (Jucec), em parceria com o Sebrae/CE e as Prefeituras locais, lançaram o Programa Empresa Mais Simples nos municípios de Quixeramobim e Mombaça.
A iniciativa promete facilitar a formalização de empresas de baixo risco de forma simplificada e completamente digital, através do Portal de Serviços da Jucec, e tudo isso sem custos ao cidadão e em um tempo de até 5 minutos.
Em Quixeramobim, participaram do lançamento a Presidente da Jucec, Carolina Monteiro, o prefeito Cirilo Pimenta, Wilma Almeida, representando a Diretoria do Sebrae/CE, Cleverson Carlos, articulador do Sebrae/CE no Sertão Central, e secretários municipais.
Já em Mombaça estiveram presentes o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, o consultor do Convênio Redesim Conectada, Eduardo Azevedo, o analista técnico do Sebrae no Sertão Central, Anderson Gonçalves, além do prefeito Orlando Filho e secretários municipais.
A proposta do Empresa Mais Simples é integrar órgãos licenciadores e tributários, tanto estaduais quanto municipais, para que o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas ocorra de forma automática. Com isso, o tempo necessário para constituir uma empresa no Ceará, que antes era de cerca de 18 dias, agora é reduzido para apenas cinco minutos.
No encontro em Quixeramobim, Carolina Monteiro, presidente da Jucec, comemorou a conquista da cidade e destacou a relevância da participação no Programa tanto, para os empresários quanto para o crescimento econômico local.
-Estamos aqui para entregar um sistema que possibilita o crescimento do município, que convida os empreendedores a formalizar e a exercer suas atividades nesta cidade, pois é um município que está viabilizando todo esse processo de construção coletiva do desenvolvimento econômico local”.
Dentre os serviços oferecidos pelo Empresa Mais Simples estão o registro mercantil na Junta Comercial, as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Finanças, os alvarás de funcionamento da Prefeitura, além dos licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, e o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.
Para aqueles que desejam aproveitar os benefícios do programa e iniciar seu próprio negócio de forma rápida e descomplicada, basta acessar o site oficial da Jucec: https://www.jucec.ce.gov.br/.
