ASN CE Atualização
Compartilhe

Professora de Ubajara é finalista do Prêmio Educador Transformador 2023

A premiação, que acontece nesta semana em São Paulo, é uma realização do Sebrae Nacional em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

A professora Márcia Melo da EEIEF Humberto Ribeiro Lima, na cidade de Ubajara, é uma das finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023. A premiação é uma realização do Sebrae Nacional, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, que tem o objetivo de identificar, reconhecer, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores, alinhados à Educação Empreendedora, que tenham sido implementados por professores em instituições de ensino públicas ou privadas do país.

O prêmio contou com um total de 2897 inscritos, divididos nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destes foram selecionados, os 70 finalistas representando cada uma das cinco regiões do país.

Márcia é finalista na categoria Educação Infantil com o projeto Brincadeiras de Criança. Os vencedores do prêmio serão conhecidos nesta semana durante o Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia na América Latina, que ocorre de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo, em São Paulo.

De acordo com o analista da Escola de Negócios do Sebrae/CE, Jefferson Cavalcante, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos professores brasileiros que se destacam na adoção de práticas inovadoras voltadas para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens. Segundo ele, também é motivo de orgulho ver o Ceará representado entre os finalistas nacionais.

Gratidão

Para a professora Márcia Melo, é uma mistura de emoções estar entre os finalistas, tanto por poder demonstrar o trabalho desenvolvido, como pela oportunidade de conhecer e estar em contato com outros projetos de todo o país. “É uma troca de experiência maravilhosa. Só tenho que agradecer, à Deus, aos gestores da escola, à secretária de Educação, aos pais que me ajudaram com o projeto e principalmente às crianças”.

Segundo ela, todo o projeto “Brincadeiras de Criança” foi criado de forma a envolver as crianças e seus familiares, tanto na escola como em suas residências. “Criamos condições e momentos de aprendizado diferentes do que acontecem, proporcionando situações capazes de despertar a imaginação e a brincadeira como um direito de aprendizagem e desenvolvimento da infância”.

A professora reforça que este trabalho ajuda não apenas na construção da identidade das crianças, como também no seu desenvolvimento de linguagem, cognição, dos valores e da sociabilidade. “Utilizar diferentes formas de brincar na escola e dentro das residências deve ser uma missão de todo e qualquer professor de educação infantil”, destaca.

Outro ganho importante, de acordo com Márcia, foi o envolvimento dos familiares com as atividades escolares. “A gente fez o convite aos pais para se envolverem na produção dos brinquedos e também para se divertirem brincando com os alunos. Foi uma maneira de trazer as famílias à escola para acompanhar as vivências das crianças”.