
O superintendente do Sebrae/CE e presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR), Joaquim Cartaxo, participou da primeira reunião de 2026 da Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará (Cace). O encontro, realizado na manhã da última quarta-feira (21), teve o objetivo de planejar as ações e projetos para 2026.
Na oportunidade, também foram apresentados o Regimento Interno da Cace e uma síntese do trabalho realizado pelas Câmaras durante o ano de 2025. No início do encontro, o coordenador geral da Cace e vice-presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, fez uma apresentação da atuação do Sistema e falou sobre a missão das Câmaras.

De acordo com ele, a Cace é um importante elo de ligação entre o Sistema Fecomércio e os empresários do comércio, assim também como um espaço de debate e de escuta das demandas dos setores empresariais. Para 2026, o presidente reforçou a necessidade de fortalecer esse ambiente de articulação entre os setores do comércio de bens, serviços e turismo com o Sistema Fecomércio, integrando também as ações e projetos do Sesc e Senac.
Joaquim Cartaxo destacou que no encontro estavam representados os setores econômicos do Comércio e Serviço, que respondem por mais de 80% das empresas ativas no estado. Segundo ele, os conselhos e câmaras cumprem um papel importante de dialogar e pensar iniciativas para fortalecer esta economia.
Ele ainda apresentou as ações realizadas pelo CETUR ao longo do último ano, com destaque para a realização de seminários e a elaboração de publicações sobre temas estratégicos para o desenvolvimento das cadeias produtivas de Turismo e Evento no estado.
Cartaxo, também destacou a contribuição que o CETUR está dando para a elaboração do projeto Vai Turismo, iniciativa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), contendo propostas de ações voltadas para o fortalecimento do setor de turismo, que serão disponibilizadas para os candidatos a governador e presidente da República nas próximas eleições.
Regimento

Durante o encontro, também foi apresentado o novo Regimento Interno da Cace, que traz detalhada a finalidade das Câmaras, estrutura e composição, funcionamento, competências e disposições gerais.
A reunião contou com a presença dos presidentes das oito Câmaras que compõe a Cace, além do coordenador adjunto da Cace e diretor da Federação, Éverton Fernandes; e do secretário executivo da Cace, Marcos Pompeu.
