ASN CE Atualização
Compartilhe

Prefeitura de Fortaleza e Sebrae/CE comemoram o Dia Internacional da Mulher Empreendedora

O evento, que será realizado nesta quarta-feira (19), celebra o empoderamento e o protagonismo das mulheres empreendedoras
Por Com Ascom da SEMULHER
ASN CE Atualização
Compartilhe
A data, instituída pela ONU, é comemorada em mais de 150 países

O empreendedorismo feminino é uma força que movimenta a economia brasileira e, em especial, a economia cearense. Dos cerca de 1,2 milhões de donos de negócios formais ou informais do Ceará, mais de 432 mil são mulheres, fazendo do estado o segundo do país em proporção de negócios liderados por empreendedores do sexo feminino.

Como forma de reconhecer e celebrar esse protagonismo no empreendedorismo e fortalecimento do empoderamento econômico, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMULHER), e o Sebrae/CE, promovem nesta quarta-feira (19) um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher Empreendedora, celebrado na mesma data.

O evento será realizado, a partir das 18 horas, na sede do Sebrae/CE em Fortaleza e contará com a palestra da jornalista e escritora Mariana Sasso, que falará sobre o tema “Empreendedorismo e Protagonismo Feminino”. Para participar, é necessário realizar a inscrição de forma gratuita no formulário eletrônico que está disponível no link.

Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

52, 38% das donas de negócios do países são chefes de família

Instituído em 2014 pela ONU, a data é comemorada em mais de 150 países, empresas e instituições que aproveitam o dia para apoiar mulheres empreendedoras e lutar contra o tratamento desigual existente, principalmente nas relações de emprego e mercado.

De acordo com dados do Sebrae/CE, o Brasil possui cerca de 10,35 milhões de donas de negócios, o que representa 34% do total de negócios formais ou informais do país. Deste total de mulheres empreendedoras, 52,38% são chefes de família, ou seja, as principais responsáveis pelo sustento de suas residências. Apesar disso, 42,5% recebem, em média, até um salário-mínimo de renda mensal.

Além disso, cerca de 66,7% das donas de negócios brasileiras dedicam de 14h a 45 horas semanais para seus empreendimentos. Isso acontece, porque muitas empreendedoras precisam dividir o seu tempo diário com atividades domésticas e de cuidado de familiares, tornando ainda mais difícil se dedicarem aos seus negócios.

Serviço

Comemoração do Dia Internacional da Mulher Empreendedora

Data: 19 de novembro (quarta-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Auditório Sede SEBRAE, Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE

Inscrição gratuita no link