A Mangará Pousada, empresa localizada no distrito de Moitas, no município de Amontada, é finalista do prêmio Braztoa de Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. O estabelecimento é o único representante do Ceará entre os 26 projetos finalistas que se destacaram por suas iniciativas impactantes, que promovem o turismo responsável e sustentável no Brasil.
Nesta etapa final, os representantes da Pousada Mangará, assim como os demais finalistas, fizeram uma apresentação online em formato de Pitch (curta duração) para verificação e aprofundamento das informações fornecidas durante a fase de envio de documentações. Cada finalista teve cinco minutos para demonstrar os impactos e resultados de sua iniciativa de sustentabilidade e mais dez minutos para responder perguntas e tirar dúvidas dos jurados.
A solenidade de premiação será realizada no dia 9 de novembro em local ainda a ser confirmado. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Lançado em 2012, o Prêmio tornou-se uma referência no setor, reconhecida nacional e internacionalmente por seu papel na promoção e incentivo de práticas sustentáveis no turismo brasileiro, sendo a primeira premiação no mundo a receber a chancela da OMT (Organização Mundial do Turismo) e o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil – tendo se consolidado como o único no país a lançar um olhar abrangente e integrado para todos os elos da cadeia produtiva nesse setor.
Lixo Zero
Para Andrea Gondim, que juntamente com o esposo Carlos Vieira, está à frente da Pousada Mangará, estar entre os finalistas do Prêmio Braztoa é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no empreendimento e na comunidade onde ele está inserido. “Mostra que estamos no caminho certo e nos incentiva a ressignificarmos ainda mais a nossa forma de pensar, de agir no mundo em prol de uma sociedade mais sustentável, mais consciente da importância e da urgência de estarmos em harmonia com a natureza”.
O projeto que levou a empresa cearense à final da premiação foi o Bem Viver em Moitas – Uma Experiência de Implementação da Cultura de Lixo Zero. Mas, segundo a empreendedora, o tema da sustentabilidade entrou na Mangará ainda na sua concepção. “Desde a etapa de idealização da pousada em 2017, nós tínhamos como propósito construir algo que gerasse o menor impacto negativo na comunidade, no meio ambiente e que fosse uma empresa que tivesse uma boa convivência com a comunidade”, destaca.
De acordo com Andrea, essa preocupação com o meio ambiente e a comunidade foi colocada em prática já durante a fase de projeto e construção do empreendimento em 2018, quando foram realizadas as primeiras ações de sustentabilidade para minimizar os impactos da obra.
A empreendedora conta que os planos de iniciar as atividades da pousada tiveram que ser atrasados por alguns meses devido à pandemia. “Nós estávamos programados para abrir em março, só que com a pandemia, nós não abrimos. Só conseguimos iniciar nossas atividades em agosto de 2020 com todas aquelas restrições e recomendações”.
Apesar do desafio imposto pelo momento, Andrea afirma que não deixou de lado a ideia de ser um estabelecimento sustentável. “Em 2021 a gente sentiu a necessidade de ampliar as nossas ações de sustentabilidade, então começamos a pesquisar e encontramos o instituto Lixo Zero, que foi quando tivemos conhecimento da certificação Lixo Zero e a gente viu uma oportunidade para melhorarmos os nossos processos de sustentabilidade”.
Com o apoio de um consultor, a empresa fez todos os preparativos e ações necessárias para conseguir a certificação, que veio em 2022. “Naquele ano, nos tornamos a primeira pousada do Ceará a obter a certificação Lixo Zero e nesse primeiro ano conseguimos desviar do lixão da cidade cerca de 95,9% de nossos resíduos, que foram destinados de forma correta”.
Andrea relata que em 2023, após a implementação de novas ações, veio uma segunda certificação Lixo Zero e a primeira participação no Programa Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae. “Nós conseguimos atingir a nota máxima de sustentabilidade no programa do Sebrae e conseguimos conquistar o Selo Ouro”.
Agora, em 2024, segundo ela, veio a necessidade de disseminar essa cultura de sustentabilidade para além dos muros da empresa. “Neste ano, fizemos uma ação mais estruturada de disseminação para a comunidade dos hábitos de sustentabilidade que já temos internamente na empresa. E isso nos rendeu a indicação entre os finalistas do Prêmio Braztoa”.
Apoio do Sebrae
De acordo com Andrea, assim como a sustentabilidade, o Sebrae também entrou na jornada da Mangará muito antes de sua construção. “Ainda na etapa de idealização da pousada, nós sentimos a necessidade de buscar informação e conhecimento sobre o mundo dos negócios, sobre empreendedorismo. Sentimos a necessidade de nos capacitar, de conhecer ferramentas que nos ajudasse a dar este ponta pé inicial nos negócios e a gente foi buscar parceria do Sebrae que nos deu orientação, capacitação, para que a gente pudesse elaborar o nosso plano de negócios”.
Essa parceria, segundo ela, se intensificou ainda mais a partir de 2023, quando a empresa participou do Selo de Qualidade. “Recebemos informações e capacitações que nos trouxeram condições de melhorar nosso processo de gestão e nos resultaram na conquista do Selo Ouro. E a partir daí o Sebrae tem andado conosco de mãos dadas, nos dando a oportunidade de participar de outros projetos como o LIDER, o Mulheres do Litoral e esse ano estamos participando novamente do Selo de Qualidade e estamos com a confiança muito grande de conquistarmos o Selo Diamante”, destaca Andrea.
Para o articulador do escritório regional do Sebrae/CE, Jacob Bandeira, a Mangará Pousada e seus gestores são exemplos de como uma empresa pode impactar positivamente na comunidade onde está inserida. “A Mangará mostra que é possível promover um turismo sustentável, que cuida dos recursos naturais e da comunidade, e ao mesmo tempo estar sempre buscando melhorar os seus processos de gestão e inovação, para se tornar cada vez mais eficiente e competitiva no mercado”.
Serviço
Mangará Pousada – Av. Beira Mar, s/n – Moitas, Amontada
Mais informações: www.mangarapousada.com.br