As potencialidades e desafios da Rota das Emoções, roteiro integrando que reúne atrativos de 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, foram debatidas durante reuniões no Ministério do Turismo e na Embratur. Os encontros contaram com a participação de representantes do Sebrae Nacional e das unidades estaduais dos três estados nordestinos, do poder público e de empreendedores que atuam no território da rota.
Entre os presentes estavam a a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, os diretores técnicos do Sebrae Piuaí, Delano Rocha e do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, a coordenadora regional do projeto Rota das Emoções, Suilany Teixeira, a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Guerra e o secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares.
Na oportunidade, Cartaxo destacou que para além do turismo, a Rota das Emoções é um exemplo de desenvolvimento sustentável do território formado pelos três estados, em que há três particularidades socioambientais, culturais, econômicas e políticas em movimento de integração. ” Isso é um desafio e ao mesmo tempo uma situação geradora de oportunidades e os resultados apresentados nesses 18 anos são fortes indicadores de uma gestão bem sucedida em que o Sebrae tem um papel protagonista neste processo”>
Em ambos os encontros, Suilany Teixeira fez uma apresentação do roteiro, destacando o seu histórico, as conquistas e a atuação do Sebrae junto aos pequenos negócios que atuam no território. Segundo ela, somente em 2022 o Sebrae atendeu a cerca de 800 empresas formalizadas do território dos três estados. Além disso, a instituição investiu no mesmo ano cerca de R$ 3,8 milhões em ações, beneficiando os pequenos negócios do roteiro. “Esse investimento possibilitou a geração de mais de R$ 54 milhões de negócios para o território em 2022”.
Também foram entregues ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo e ao representante do Ministério do Turismo ofícios contendo algumas demandas de melhoria tanto da promoção, quanto da infraestrutura do Roteiro.
Embratur
Durante o encontro com o presidente da Embratur foi destacada a necessidade da realização de ações coordenadas com a agência de promoção internacional deste destino. A meta principal é recuperar o nível de turistas estrangeiros que visitavam a região antes do período de restrições provocados pela pandemia de Covid-19. “É uma rota integrada, um dos principais destinos turísticos brasileiros, que traz geração de emprego, renda e a gente quer promover, atrair muitos turistas internacionais para esses destinos”, afirmou Marcelo Freixo.
“A reunião possibilitou que a equipe da Embratur conhecesse mais sobre a Rota das Emoções, que pode contribuir, efetivamente, para o reposicionamento da marca Brasil no exterior como um país com destinos de excelência e que inovam”, afirmou a coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
Ela ainda destacou que durante a reunião foram apresentados o atual cenário do destino e os desafios que o mercado atual demanda. “Vamos fazer com que a Rota das Emoções atenda todas as expectativas do mercado internacional e do novo cenário da economia e do turismo mundial. Essa integração entre Sebrae, Embratur, gestores e empresários possibilita inúmeros ganhos para o turismo brasileiro e o tornará mais competitivo”, ressaltou.