ASN CE Atualização
Compartilhe

Participante do Mais Qualificação e Renda lança livro de culinária durante 2° Festival Ceará Sem Fome

A iniciativa, que conta com o apoio do Sebrae/CE, está levando conhecimento e capacitação em empreendedorismo para os beneficiários do programa do Governo do Ceará
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Mostrar que a alimentação saudável pode ser acessível, criativa e saborosa. Esse foi o objetivo que inspirou a coordenadora das cozinhas comunitárias do Programa Ceará Sem Fome no município de Milagres, Cícera Barbosa, a compartilhar com o público um pouco do seu conhecimento na área da culinária, com o livro “Faça e Venda 20 Receitas Saudáveis”.

A publicação, editada com o apoio do Sebrae/CE e do Governo do Estado, foi lançada na tarde desta quarta-feira (16), durante a realização da 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade de lançamento contou com as presenças do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e dos secretários estaduais do Trabalho, Vladyson Viana; do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, e da secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves.

De acordo com a autora, cada receita presente no livro traz consigo um pedaço de cultura, uma lembrança de família ou a curiosidade de experimentar o novo. “Aqui o leitor encontrará receitas pensadas para despertar sabores, aromas e momentos especiais. Mais do que seguir instruções, este é um convite para colocar a mão na massa e deixar o coração temperar cada preparo”, destaca Cícera.

Joaquim Cartaxo reforçou que o livro é um importante ativo simbólico que mostra que o programa Ceará Sem Fome, vai muito além do combate à insegurança alimentar. “Sempre digo que esse é um programa de Desenvolvimento Territorial, que ajuda a movimentar a economia dos municípios cearenses e a fomentar o surgimento de novos negócios”.

Segundo ele, a partir das ações do eixo Mais Qualificação e Renda, que tem o Sebrae como parceiro, milhares de pessoas beneficiárias do programa estão recebendo capacitações que a ajudam no desenvolvimento de competências empreendedoras, de gestão e de lideranças. “As pessoas estão vendo que podem usar seus talentos na área da alimentação, da beleza e bem-estar, entre outros, para poder empreender e melhorar sua vida e de suas famílias”.

Mais Qualificação e Renda

O eixo envolve um conjunto de ações com o objetivo de capacitar os beneficiários para que eles possam entrar no mercado de trabalho ou iniciar atividades empreendedoras. O Sebrae/CE participa ofertando workshops, oficinas de capacitação e mentorias, além do apoio a participação em eventos de comercialização.

A parceria entre o Sebrae/CE e Governo do Ceará irá beneficiar 23 mil pessoas nos 184 municípios cearenses até 2026. De 2024 a setembro de 2025, já foram desenvolvidas ações em 114 municípios cearenses e em 58 bairros de Fortaleza.

Festival Ceará Sem Fome

Esta segunda edição, realizada na última quarta-feira (15) celebrou os dois anos das Cozinhas Ceará Sem Fome e a transformação que o programa vem proporcionando na vida de milhares de famílias em todo o estado.

O evento também fez alusão ao Dia Mundial da Alimentação e, pela primeira vez, a FAO/ONU escolheu o Ceará para dar visibilidade a temas como a fome, a segurança alimentar e o direito à alimentação, fortalecendo o diálogo com diferentes setores da sociedade.

O Programa Ceará Sem Fome é uma iniciativa permanente do Governo do Ceará para combater a fome e a insegurança alimentar no estado por meio de diversas ações.