Próximo a completar um ano de parceria, o Sebrae/CE e o Centro Fashion comemoram o pioneirismo da iniciativa conjunta que aproximou o Sebrae/CE dos pequenos empreendedores do Centro, o que resultou em um expressivo número de resultados positivos e números de atendimento animadores.
A escolha do Centro Fashion como local para receber e capitanear a primeira iniciativa do gênero deveu-se ao fato de que o empreendimento já mantinha o interesse histórico em parceirizar ações de atendimento e orientação aos pequenos negócios de moda com o Sebrae/CE, além de se disponibilizar a se adequar às diretrizes necessárias para implantação da Sala de Atendimento no local e apresentar, ao público, as soluções do Sebrae.

De lá para cá foram implantadas várias ações que impactaram positivamente, tanto os empreendedores quanto o próprio Centro, tais como:
-Implantação de sala para atendimento e orientação aos lojistas do Centro Fashion;
-Reuniões quinzenais do Comitê Gestor da Parceria para monitoramento, avaliação e planejamento de ações;
-Capacitações mensais com foco em temas de gestão empresarial;
-Participação das empresas no Programa Brasil Mais Produtivo;
-Participação de empresas em eventos de mercado, tais como Feira CEM;
-Atendimento a empresas pelo Programa Sebrae na sua Empresa;
-Participação em ações de fomento ao empreendedorismo, como a Semana do MEI.

ATENDIMENTO
A Rede de Atendimento Presencial do Sebrae/CE pode abranger vários tipos de parceiros como: instituições governamentais, privadas e do terceiro setor.
E foi justamente com o objetivo de ampliar a sua capacidade de atender aos empreendedores de forma mais personalizada que nasceu a estratégia de firmar parceria com instituições privadas, o que vem sendo realizada em vários estados.
No Ceará, a parceria com o Centro Fashion marcou o início desse trabalho.

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
E o resultado desses 10 meses de trabalho conjunto pode ser apresentado em números: foram realizadas 530 orientações em sala;150 atendimentos na Semana do MEI; 08 capacitações;10 empresas em ações de mercado; e 33 empresas participantes do Programa Brasil Mais.
A parceria tem, inclusive, estreitado o relacionamento entre os pequenos negócios e o Sebrae/CE, movimentando empresários no sentido de uma maior busca por qualificação e implementação de inovações.
-Ainda há desafios”, ressalta a analista Ana Virgínia, do Escritório Metropolitano do Sebrae/CE em Fortaleza, “mas há, também, um vasto campo de atuação para o Sebrae/CE, com a implantação de soluções que fortalecerão os pequenos negócios nesta parceria onde o Sebrae/CE atua com o objetivo claro de impulsionar o desenvolvimento empresarial, trazendo soluções personalizadas para cada desafio enfrentado pelos empreendedores”, explica a analista.

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
PLANO DE AÇÃO
E não para por aí. O Plano de Ação para 2024, que está em andamento, inclui:
1. Capacitações Permanentes:
– Café com Negócios – programação mensal
– Cursos em Gestão e Negócios – programação mensal
2. Atendimento/Orientação:
-Atendimentos e Orientações na Sala Parceiro Sebrae dentro do Centro Fashion com colaborador do shopping capacitado pelo Sebrae;
– Agentes de Campo- visita mensal aos lojistas e colaboradores do shopping, realizadas por estagiários capacitados nas soluções Sebrae e em temáticas de gestão e negócios, com o objetivo de estreitar relacionamento e ofertar as soluções Sebrae personalizadas a diferentes demandas dos clientes
– Continuidade de participação de novas empresas no Programa Brasil Mais Produtividade; com meta de 50 empresas no segundo semestre de 2024.
3. Eventos/Feiras/Rodadas de Negócios:
-Realização de Rodada de Negócios no Segundo Semestre de 2024 no Centro Fashion Fortaleza
4. Desenvolvimento de Grupos Estruturados
4.1. Empresas já participantes do ALI e Feira CEM (ME/EPP)
– Consultoria em Mercado – Comércio Brasil
– Consultoria em Gestão Financeira
– Curso Gestão Financeira
– Participação em Evento de Mercado
4.2. Novas Empresas participantes do ALI (ME/EPP)
– Participação em Evento de Mercado
– Consultorias demandadas a partir do diagnóstico ALI
4.3. Empresas MEI ou Permissionários Não Formalizados
– Ações do Programa Fortaleza Capacita – cursos e consultorias
– Orientação para formalização
-
-
-
Visita dos agentes da cidade de Campos Sales ao Centro Fashion
-