ASN CE
Compartilhe

Oficina consolida Programa de Capacitação para o Setor de Esportes Náuticos em Fortaleza

A ação é fruto da parceria entre Sebrae/CE e Secretaria do Turismo de Fortaleza
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Sebrae/CE sediou nesta quarta-feira (17) uma oficina para consolidar um Programa de Capacitação profissional e empresarial voltado para o setor de esportes náuticos em Fortaleza. O programa, que visa ofertar soluções focadas na qualidade e segurança para os turistas que visitam a cidade, é fruto de uma parceria entre Sebrae/CE e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR).

O evento contou com a presença da secretária executiva do Turismo de Fortaleza, Paola Braga, da analista do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza e Região Metropolitana, Evelyne Tabosa e do Comandante da Capitania dos Portos do Ceará, capitão Bruno Emilião Pinto. Também estiveram presentes, representantes de federações, associações e escolas de esportes náuticos, da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e do programa Fortaleza Bilingue

A ideia é que eles pudessem colaborar na formatação do Programa de Qualificação e Capacitação, que incluirá os programas Fortaleza Bilíngue, com uma turma específica para este público, o Fortaleza Capacita, além de outros cursos e consultorias ministrados pelo Sebrae. Os cursos serão realizados por meio de parcerias com o Sebrae, Prefeitura de Fortaleza, Capitania dos Portos e AESP.

Na oportunidade, os empresários do setor também apontaram a necessidade de cursos sobre informações básicas de turismo, certificações ISO, atendimento ao cliente, mídias digitais, empreendedorismo, gestão e associativismo.

20240717084110_IMG_3416

De acordo com Evelyne Tabosa, a programação das capacitações está definida para iniciar na primeira quinzena de agosto, com cursos sobre primeiros socorros e protocolos de emergência e resgate, segurança e gerenciamento de riscos, e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para esportes náuticos.

“A capacitação e a formação de parcerias são essenciais para o desenvolvimento e promoção dos esportes náuticos em Fortaleza. O Sebrae entende que a qualificação dos profissionais e empresários do segmento asseguram a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos, aumentando a segurança e a satisfação dos turistas”, destaca Evelyne.

Para o Agente de Roteiros Turísticos do Sebrae/CE, José Valdo Mesquita. A diversificação e a qualificação das ofertas turísticas contribuem para tornar Fortaleza um destino mais atraente e competitivo, contribuindo para o crescimento econômico da região e a geração de empregos. “A capacitação contínua e a criação de uma rede de cooperação entre os diversos atores do setor são vitais para o fortalecimento do turismo náutico e a consolidação de Fortaleza como um polo de excelência nesse segmento”.