Com painéis sobre “O empreendimento coletivo mais adequado: Associação ou cooperativa, “Aumento da produtividade do Mel e diversificação de produtos” e “Boas práticas na fabricação do Mel, aconteceu sábado, 22 de julho, no auditório da Escola Maria Júlia, às 9 horas, no Centro do município, o I Aratuba Mel.
Reunindo nomes como o advogado Luis Feitosa, o engenheiro agrônomo Paulo Airton, especialista em Apicultura, e a nutricionista Cristina Cavalcante, conhecedora das boas práticas no manuseio de alimentos, o evento teve como objetivo esclarecer dúvidas e impulsionar a produção apícola da Região.
Afinal, as abelhas exercem um papel fundamental para o equilíbrio ambiental além de serem vitais para a promoção do desenvolvimento local sustentável. Para Fabiana Gizeli, articuladora do Escritório do Sebrae/CE na Região do Maciço de Baturité, o evento marcado pelo ai marcar seu ineditismo, garantiu o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Mel, “promovendo o aumento da renda dos agricultores familiares através da exploração racional da atividade”.
Tendo como público-alvo produtores da agricultura familiar organizados em associações e/ou cooperativas, o objetivo do evento foi desenvolver a Apicultura local, por meio de ações estratégicas com foco na organização, cooperação e comercialização.
PROGRAMA AGRO ARATUBA
Além desse evento em particular, a Prefeitura de Aratuba e o Sebrae/CE, através do Escritório Regional do Maciço de Baturité, têm efetivado a parceria com iniciativas como a execução do programa Agro Aratuba. O Programa é um conjunto de ações com objetivo de aumentar a produtividade e diversificar a produção da agricultura familiar no município. As soluções incluem acesso a novos mercados e agregação de valor à produção agroecológica. Mais uma iniciativa que visa fortalecer os setores econômicos da região com foco na sustentabilidade.