ASN CE Atualização
Compartilhe

Município de Cruz recebe oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do MTur

A cidade, conta com apoio do Ministério do Turismo para elaborar o Plano de Gestão Integrada da orla local
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

A cidade litorânea de Cruz é palco da primeira etapa de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo. A iniciativa busca aprimorar a gestão de dez orlas brasileiras. Os encontros, iniciados na última segunda-feira (06.06). reúnem representantes do MTur, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Prefeitura Municipal, do setor privado e da sociedade civil, visam à elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla local.

Em Cruz, município situado a 245 quilômetros de Fortaleza, as oficinas abordam o diagnóstico de desafios e potenciais da região da Praia do Preá, cenário de fortes ventos e ideal para a prática de esportes aquáticos como windsurf e kitesurf. O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.

Ao todo, o projeto do MTur apoia 10 cidades do país, selecionadas em chamada pública, na formalização de planos de gestão integrada com vistas à adesão ao Projeto Orla do governo federal. Além de Cruz, a iniciativa engloba Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP), Imbé (RS), Salvador (BA) e Natal (RN). Até o momento, oficinas do projeto já foram realizadas em Angra, Natal e Barreirinhas.

O processo colaborativo de construção do Plano de Gestão Integrada da orla do município cearense de Cruz ainda vai ser trabalhado durante uma nova fase de oficinas promovidas pelo Ministério do Turismo na cidade, marcada para o período entre os dias 16 e 19 de agosto. Já no dia 08 de novembro deste ano, é prevista a organização de uma audiência pública a respeito do assunto em Cruz.

PROJETO ORLA – Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o projeto tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação de orlas. Os planos de gestão integrada englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável, favorecendo a melhoria de serviços de infraestrutura e o fluxo turístico, entre outros benefícios.

-

  • Capacitação
  • Cruz
  • futuro
  • MTUR
  • Planejamento