ASN CE Atualização
Compartilhe

Mulheres trans, quilombolas e indígenas concluem treinamento do Programa Fortaleza Capacita

Para o articulador do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza e na RMF, Pedro Silva, o Fortaleza Capacita cumpre o papel de estimular o empreendedorismo nos bairros
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Noventa mulheres da Casa de Santa Andaluzia, no Benfica, entre mulheres trans, quilombolas e indígenas comemoraram o fim das capacitações do Sebrae/CE dentro do Programa Fortaleza Capacita,

O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio entre Sebrae/CE e Prefeitura de Fortaleza que, desde junho de 2021, já qualificou mais de 55 mil empreendedores, tornando-se o maior programa de capacitação para empreendedores do Brasil.

A iniciativa pretende qualificar mais de 120 mil empreendedores até dezembro de 2024. O programa atende a 30 turmas semanais dentro do convênio.

Para atender as populações em situação de risco social, o Sebrae/CE desenvolveu uma metodologia participativa, dinâmica, de forma que se consiga manter essas pessoas em sala de aula, que é o maior desafio. Depois que elas passam pela fase inicial da capacitação, o Sebrae/CE oferece consultorias de capacitação, de plano de negócio com duração de 8 horas, e ainda temos consultorias individuais, de até 15 horas.

Como a maioria dos empreendedores de Fortaleza, eles criam um negócio, empreendendo mais por necessidade do que por oportunidade. Daí, o contato direto é com essa camada da população que sequer tem a instrução básica necessária para o aprendizado é muito importante.

Isso fez com que o Sebrae capacitasse também os seus técnicos e consultores, os quais estavam acostumados com conteúdos mais aprofundados sobre gestão empresarial. Assim, tiveram que adaptar o conteúdo programático para atuar com os empreendedores dos bairros.

Para o articulador do escritório do Sebrae/CE em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva, o Fortaleza Capacita cumpre um importante papel de estimular o empreendedorismo nos bairros da capital e dinamizar a economia local dos bairros por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. “Com o Fortaleza Capacita, nós estamos promovendo capacitações e consultorias para ajudar os empreendedores a gerenciarem melhor os seus negócios, de modo que eles entendam da gestão financeira, que saibam que é importante pensar o marketing do negócio para gerar mais vendas e que eles possam pensar o negócio de uma forma sustentável e assim impactar positivamente a comunidade, gerando renda e emprego para o seu bairro”.