
Reunindo cerca de 400 atletas vindos de 18 estados brasileiros e 12 países, a cidade de Fortaleza recebe até dia 31 de agosto a 7ª Edição do Molokabra Downwind 2025. O evento, que é uma realização de Stand Up Paddle do Ceará – ASUP/CE e conta com o apoio do Sebrae/CE, visa promover o esporte náutico, turismo e empreendedorismo em uma programação dedicada à inovação, economia do mar e cultura oceânica.
Entre as atividades estão as provas de travessia oceânica nas modalidades de remo, canoagem e vela, com percurso entre Fortaleza e a praia do Cumbuco (Caucaia). Além das competições, o evento conta ainda com programação sobre empreendedorismo entre os dois locais.
A abertura da programação foi realizada na última sexta-feira (22), no Anfiteatro da Av. Beira Mar, em solenidade que contou com a presença do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e do articulador da instituição em Fortaleza e Região Metropolitana, Pedro Silva.
Na oportunidade, Cartaxo destacou a importância do esporte náutico para a geração de emprego e renda em Fortaleza e destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae/CE, desde o ano passado, no sentido de promover a articulação e o apoio às escolas que oferecem práticas desportivas na orla de Fortaleza.
“Entendemos que estes negócios cumprem um papel de destaque na geração de emprego e renda e ajudam a movimentar uma cadeia produtiva relevante, em especial nas atividades ligadas ao turismo. Por isso, o Sebrae/CE tem atuado junto a esse público realizando ações que ajudem a fortalecer estes negócios”.
O superintendente destacou ainda a importância de eventos como Molokabra Downwind para a economia da capital. “Eventos como este ajudam a posicionar Fortaleza como um dos principais locais para a práticas de esportes náuticos do país e da América Latina, ajudando a fomentar o turismo e os negócios em torno destas atividades desportivas”.
Atuação do Sebrae
De acordo com o articulador do Sebrae/CE, Pedro Silva, durante todo o evento a instituição estará presente apoiando a realização da Feira de Negócios Molokabra Downwind, que contará com estandes reunindo empreendedores locais, em Fortaleza e na Praia do Cumbuco, em Caucaia, que estarão divulgado produtos, serviços e inovações voltados ao turismo, esportes náuticos, gastronomia, artesanato e economia criativa.
Além disso, a instituição também está realizando oficinas de capacitação aos empreendedores de Fortaleza e do Cumbuco, com temas voltados ao desenvolvimento de negócios, marketing, redes sociais e sustentabilidade. “Estas oficinas visam ampliar as competências dos micro e pequenos empreendedores, fortalecendo sua atuação no mercado e promovendo maior competitividade”, destacou Pedro.
Segundo o gestor, essa agenda de ações consolida a parceria iniciada em abril de 2025, durante o All Mar Festival, realizado na Praia do Futuro, em Fortaleza. Na ocasião, segundo ele, o Sebrae/CE apoiou o Simpósio “Molokabra Downwind: Um Mar de Oportunidades para Empreender”, organizado pela ASUP/CE, que contou com palestras, rodas de conversa e painéis voltados para micro e pequenos empreendedores dos segmentos de turismo, esportes náuticos, gestão esportiva, sustentabilidade e economia criativa.
O articulador do Sebrae/CE destacou ainda o mapeamento estratégico da economia náutica em Fortaleza, que vem sendo realizado pela instituição. O levantamento identificou a existência de 99 escolas náuticas ao longo da orla (envolvendo modalidades como canoa havaiana, kitesurf, natação e surf).
Dessas, segundo Pedro, 15 escolas foram diagnosticadas economicamente, revelando uma geração anual de R$ 2,7 milhões em receitas e a criação de 100 empregos diretos, números que demonstram o potencial de crescimento e a importância do segmento para o turismo e a economia local. “Esse é um trabalho iniciado no ano passado, no qual queremos apoiar estas escolas com ações de inovação, qualificação empresarial, melhoria da competitividade, entre outras atividades.
Molokabra: origem e inspiração
O nome Molokabra foi inspirado na lendária travessia Molokai2Oahu, no Havaí, uma das competições mais desafiadoras do planeta, que cruza o canal entre as ilhas de Molokai e Oahu. Sob a coordenação geral da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), motivados pela comunidade náutica e impulsionados pela tradição dos fortes ventos do Ceará, que chamam a atenção do Brasil e do mundo, os diretores da entidade idealizaram, em 2019, uma versão brasileira da competição havaiana que carrega não só o espírito esportivo, mas também o respeito à cultura oceânica.
“O ‘Molok’ vem de Molokai, e o ‘BRA’ é de Brasil. É um encontro de culturas, de povos, de amor pelo mar. O Molokabra é um evento feito genuinamente por cearenses e nasceu para ser um símbolo de superação, conexão com a natureza e desenvolvimento para toda a nossa região”, afirma Alexandre Nogueira, presidente da ASUPCE e um dos organizadores do evento.
Apoio Institucional
O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos do Ceará da Marinha do Brasil, Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria do Turismo (SETFOR), Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), Prefeitura Municipal de Caucaia e Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Esporte (SESPORTE) e da Secretaria do Turismo (SETUR), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).