O Ministério do Turismo certificou, nesta semana, a Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (ADETURF) como Instância de Governança Regional do Turismo no Litoral Leste. O reconhecimento oficial é assinado pela ministra Daniela Carneiro e pela Secretária Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo substituta do Ministério, Débora Vieira Barboza.
Para o secretário da ADETURF, Geraldo Menezes, a certificação do Ministério é mais uma importante vitória da Rota das Falésias, que vem premiar o esforço e comprometimento dos empreendedores do território com o roteiro iniciado em 2009 e que segue até hoje.
A certificação é um dos resultados do encontro entre os dirigentes da ADETURF, a ministra do Turismo e a diretoria da Embratur realizada no mês de março em Brasília. Na oportunidade, os representantes da Agência de Desenvolvimento apresentaram oficialmente aos novos dirigentes federais do turismo a Rota das Falésias, bem como o planejamento de ações do roteiro elaborado pelos empreendedores com o apoio do Sebrae.
Segundo Geraldo, o planejamento elaborado ainda este ano, contempla ações em um horizonte de três anos visando o fortalecimento e a consolidação do roteiro do Litoral Leste no cenário turístico nacional e internacional. O diretor da ADETURF aproveitou para destacar o apoio do Sebrae aos empreendedores desde os primeiros passos da Rota das Falésias. “O Sebrae sempre esteve ao nosso lado nesta caminhada, apoiando com recurso e também estimulando para que nós pudéssemos continuar em frente com a Rota das Falésias”.
A articuladora regional do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, acredita que o reconhecimento oficial do Ministério do Turismo é mais um estímulo para que os empreendedores, juntamente com o poder público, possam continuar buscando cada vez mais fortalecer o roteiro e consequentemente ajudar a desenvolver ainda mais o turismo no Litoral Leste cearense.
Apoio
Desde 2009, o Sebrae/CE já investiu mais de R$ 10 milhões em ações contemplando os pequenos negócios do segmento do turismo no território do Litoral Leste, incluindo ações de qualificação, consultorias, promoção, apoio à comercialização, além de patrocínio e realização de eventos gastronômicos, como os Festivais da Sardinha e da Lagosta, Pindorecana, Festival do Caranguejo, Festival Gastronômico de Aracati e o Festival Gastronômico Internacional de Pontal do Maceió. Somente no ano passado, foram investidos mais de R$ 1,2 milhões em ações no território da rota.
Rota das Falésias
É um roteiro turistico constituído pelos atrativos e destinos de 8 municípios do Litoral Leste cearense: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. A rota conta com cerca de 240 km de costa, 43 praias e mais de 30 produtos turísticos consolidados em destinos ideais para dias de muito lazer, descanso e diversão.
O território da rota conta ainda com um total de 2.824 empresas de turismo formalizadas, nos segmentos de alimentação, hospedagem, transporte, agências e operadoras de turismo e empresas de serviços. Além disso, desde de 2020, a Rota das Falésias também foi instituída oficialmente pelo projeto de lei 272/2020 como roteiro oficial do Estado do Ceará pela Assembleia Legislativa Estadual.
-