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MÊS DO CONSUMIDOR: Estratégias para vender mais

Mais do que uma oportunidade de vendas, a data pode ser um ponto de partida para mudanças importantes para o futuro do seu negócio
Por Redação
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Encarada por muitos como a primeira Black Friday do ano, o Dia do Consumidor acontece anualmente no dia 15 de março. Para o cliente, os benefícios são evidentes: muitos descontos, promoções e ofertas exclusivas celebrando quem, na verdade, faz a roda do comércio girar. Para quem está do outro lado do balcão, no entanto, a data pode representar mais do que uma oportunidade de vendas, e se transformar em um ponto de partida para fazer mudanças importantes para o futuro do seu negócio. Sim, isso mesmo, pegue carona na ocasião para entender o seu cliente e oferecer o melhor a ele. Pesquisamos para você sete dicas de sucesso para dar match com ele, o seu consumidor:

1) Valorize
Seu cliente é sua razão de ser, mas nada menos atrativo do que abordá-lo com uma mensagem direta de “compre mais”. A sugestão é ser acolhedor, agradecendo a preferência, oferecendo algo especial e aproveitando para conhecê-lo melhor. Esse é o sentido das dicas abaixo: fazer sua clientela se sentir especial. Porque ela é, mesmo!

2) Surpreenda
Todo mundo vai postar algo chamativo nas redes sociais. Então pense em algo inusitado, de preferência que seja divertido e/ou emocionante e que relacione ele, o consumidor e sua marca ou produto.

3) Prestigie
Ok, sua marca é a melhor e seu produto é sensacional. Mas hoje é o Dia do Consumidor, então fale dele e não de você. Abra o coração e diga a verdade: que, sem ele, não tem como existir, que ele é a razão da vida do seu negócio, que sua equipe pensa nele todos os dias.

4) Converse
Trocar ideias é bom e relevante. Todo mundo gosta de desabafar, reclamar, elogiar, sugerir. Abra um canal de diálogo para o seu cliente, mas atenção: não se trata de ouvir nem de falar, mas sim de ambos – escutar, refletir, responder – com espaço para réplica, tréplica e por aí vai.

5) Presenteie
A data é como se fosse o aniversário de todos os seus clientes, comemorado no mesmo dia. Então nada mais justo do que oferecer uma lembrança. Pode ser um dia de frete grátis na Semana do Consumidor, um bom desconto na compra dessa mesma semana, algo assim. Sugestão: envie um mini bolo ou garrafinha de bebida com a sua marca, para dar o clima de verdadeira festa de aniversário.

6) Pergunte
Aqui vai o pulo do gato: aproveite a ocasião para entender a fundo o seu cliente. Planeje um questionário, enquete ou outro meio de descobrir o que ele quer, o que ainda nem sabe mas gostaria de ter, o que adoraria que sua marca oferecesse. Escute com abertura para que a resposta possa provocar mudanças.

7) Conheça
A pesquisa sugerida acima deve ser apenas o primeiro passo desse longo e proveitoso relacionamento. Vale a pena continuar investindo nos canais de comunicação e na conversa franca, aberta e receptiva todos os dias do ano. Afinal, para além do clichê, todos os dias são do consumidor.