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As expectativas para os pequenos negócios no Carnaval de 2025 são promissoras. Durante o período de 1º a 4 de março, a festa não promete apenas animação com blocos e desfiles por todo o Brasil, mas também um faturamento que pode ser um dos maiores dos últimos anos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de que o Carnaval movimente R$ 12 bilhões em receitas, representando um aumento real de 2,1% em comparação com o ano passado.
Esse cenário é particularmente animador para os donos de pequenos negócios, que se beneficiam diretamente do aumento no consumo de serviços e produtos durante a festividade. Bares e restaurantes devem liderar as receitas no período, com expectativa de gerar R$ 5,4 bilhões. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que o setor deve registrar um crescimento de 20% no faturamento em comparação a 2024, com 74% dos empresários planejando abrir as portas durante os dias de folia.
Seja o Maracatu ou o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Seja o Carnaval de rua em Santa Catarina e Minas Gerais. Carnaval é turismo, cultura, música, diversão e felicidade que faz a economia girar. Por trás da grande festa popular, milhares de empreendedores e empreendedoras se mobilizam para fazer negócio e garantir que o evento seja um grande espetáculo. A economia do Carnaval possui um impacto direto nos pequenos negócios, ampliando oportunidades e inclusão”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Outro setor diretamente impactado pelo período de festa é o turismo. A expectativa somente com serviços de transporte é de uma movimentação de R$ 3,3 bilhões, seguido da hospedagem, que deve somar quase R$ 1,3 bilhão. Outra iniciativa é voltada ao mercado internacional, realizada em parceria com a Embratur. O projeto Vitrine Visit Brasil tem como objetivo promover 100 experiências turísticas em 30 destinos estratégicos e icônicos do Brasil, atraindo turistas estrangeiros para colecionarem momentos únicos pelos quatro cantos do país.
Enquanto a Embratur atua para mostrar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara as MPEs para proporcionar a melhor imersão aos turistas estrangeiros nas localidades. Além disso, o projeto tem possibilitado o acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional por meio da participação de feiras no exterior e acesso a ações como famtours e press trips.