O município de Jaguaribe encerrou a realização do 15° Festival do Queijo Coalho, com a apresentação do maior queijo coalho do mundo. Para esta façanha, foram utilizados 17 mil litros de leite, resultando em um queijo que chega a pesar impressionantes 1.930 kg. Esta conquista promete garantir um novo recorde mundial, colocando Jaguaribe e seus produtores de queijo coalho, em destaque no cenário internacional.
O 15° Festival de Queijo Coalho de Jaguaribe não apenas celebrou a tradição do queijo coalho, mas também tem o objetivo impulsionar a inovação e a excelência na produção de laticínios no Estado, fortalecendo a economia local e destacando a qualidade dos produtos regionais.
Organizado pelo Sebrae do Ceará e parceiros, o festival deste ano contribuiu com uma série de atividades dedicadas à celebração dos produtos locais. A programação da noite incluiu julgamentos de queijos e outros produtos lácteos, divididos em três categorias principais: Queijo Maturado, Queijo Coalho Tradicional e Produtos Lácteos Diversos. Ao todo, participaram da disputa 85 produtos provenientes de diversos municípios do estado, distribuídos em cinco mesas de degustação e avaliação, com um total de 15 jurados.
Outro concurso que apresentou boa receptividade foi o 8º Concurso Gastronômico do Melhor Prato à Base de Queijo Coalho, incentivando a criatividade na culinária. Constaram da programação, também, o Seminário Tecnológico Bovinocultura Leiteira & Laticínios; o Espaço para disseminação de conhecimento e tecnologia, promovendo avanços na produção de leite e queijo; a Feira de Negócios da Cadeia Produtiva do Leite; e Exposição de Artesanato.
Este ano, o encontro reuniu, aproximadamente, 250 produtores de leite e queijo do Ceará e estados vizinhos, que atraiu cerca de cinco mil visitantes. Além de buscar valorizar a tradição e inovação na produção local, estimular o desenvolvimento econômico e social da região e reforçar a identidade cultural do território, promovendo o queijo coalho de Jaguaribe como produto de destaque regional e nacional.
-