A cidade de Itapipoca, na região Oeste do Ceará, realiza nesta sexta e sábado, a 1ª edição do seu Festival Gastronômico, a “cidade dos três climas”, como tradicionalmente é conhecida, tem em sua extensão territorial localidades que abrangem praias, áreas de serra e de sertões.
A iniciativa do Festival faz parte de uma série de ações de fortalecimento da gastronomia e identidade local, onde 16 empresas do segmento de gastronomia seguem, desde março, sendo acompanhadas por consultorias e capacitações em gestão, desenvolvimento de cardápios, marketing, dentre outras expertises.
Na estrutura do Festival, que acontecerá no tradicional Largo de São Sebastião, está prevista uma praça de alimentação para consumo dos pratos participantes, aulas show para crianças e adultos, atrações musicais e culturais, feira de artesanato e economia criativa e produtos agroalimentares produzidos na região.
As empresas participantes terão os pratos avaliados por um júri técnico e o público presente, com resultado sendo divulgado no encerramento, no dia 2 de dezembro. Serão várias categorias: prato principal, lanches, petiscos e sobremesas e todos precisam atender aos critérios de sabor e criatividade na sua composição, além do uso de ingredientes locais, podendo ser: feijão verde, macaxeira, caju, caprinos, carne de sol, manga, banana, galinha caipira e capote, seriguela, coco, caranguejo, peixes de água doce e salgada e frutos do mar
Para o articulador do Escritório Itapipoca-Regional Oeste, Jacob Bandeira, “O festival vem coroar esse primeiro ciclo onde as empresas se uniram em prol da sua qualificação e agora se apresentam para o mercado de forma mais competitiva com novas cores e sabores. Em 2024 Novos ciclos virão com a organização do setor, mais qualificação e ações de mercado, deixando as empresas mais competitivas, com melhores serviços e sabores cada vez melhores,” reforça.
O Festival Gastronômico de Itapipoca é realizado pelo Sebrae/CE e Prefeitura Municipal e conta com o apoio do Senac e Centro Universitário Uninta.