O Circuito Gastronômico de Itapipoca, aberto oficialmente no último dia 16, promete 30 dias de boa gastronomia, inovação e a oportunidade dos turistas desfrutarem das belezas da” terra dos três climas”, como é conhecido o município, o único no Estado a ter o privilégio de reunir atrativos como praia, sertão e serra. O circuito é uma iniciativa do Escritório Regional Oeste do Sebrae/CE e da Prefeitura do município.
O projeto nasceu com o propósito de fortalecer e transformar os negócios do setor de alimentação fora do lar local, posicionando a gastronomia como um motor de crescimento para os empreendedores da área.
A ação é resultado de uma série de iniciativas estratégicas realizadas dentro do programa “Sabores dos 3 Climas”, onde, segundo o analista de negócios do Regional, Francisco David Mendes Aguiar, “o Sebrae/CE buscou gerar um impacto expressivo nas empresas participantes, criando oportunidades para que os empreendedores coloquem em prática tudo o que aprenderam ao longo da trilha de capacitação, ampliem sua visibilidade no mercado e alcancem novos patamares de competitividade e lucratividade”, explica.
Dentre as ações implementadas foram promovidas consultorias especializadas, capacitações, oficinas práticas e visitas técnicas, preparando os empreendedores para aprimorar seus processos e fortalecer a sua gestão. O circuito representa a consolidação dessa trajetória, conectando gastronomia, cultura e turismo em uma experiência única para a cidade.
O Circuito Gastronômico de Itapipoca segue movimentando a cidade até 16 de novembro, período em que os estabelecimentos participantes integrarão uma verdadeira rota de sabores, estimulando o consumo local e o turismo regional, fortalecendo a imagem dos negócios do segmento de alimentação fora do lar, engajando a comunidade e promovendo o sentimento de pertencimento dos moradores.
A proposta também incentiva a criatividade culinária por meio da criação de um prato temático oficial, que os participantes foram desafiados a produzir, valorizando a identidade gastronômica de Itapipoca.
-Com essa ação junto ao segmento de alimentação fora do lar, o Sebrae/CE tem o objetivo de proporcionar aos pequenos negócios envolvidos, uma boa oportunidade de ativação de novos clientes e, consequentemente, de obter novos resultados para as empresas. Ao mesmo tempo em que os clientes terão condições de vivenciar uma nova experiência gastronômica, mais imersiva e inovadora”, ressalta Jacob Bandeira, articulador do Escritório Regional Oeste do Sebrae/CE.