
O município de Ibiapina, reconhecido como o maior produtor de abacate do Nordeste e em ascensão na cultura do açaí, será palco da I Edição do Festival do Abacate e Açaí do Território da Ibiapaba nos dias 05 e 06 de dezembro. O evento acontecerá no Calçadão de Ibiapina e tem como principal meta transformar a visibilidade dos frutos em alavanca para o desenvolvimento da região.

O Festival é resultado de uma parceria entre a Coopamil, o Sindicato Rural de Ibiapina, a Açaí Serra Grande, a Prefeitura Municipal de Ibiapina (Secretarias de Turismo e Desenvolvimento e de Agricultura), Sebrae/CE , EMATERCE, FAEC/SENAR, Serra Sertão Consultoria, IFCE, STTR, Câmara de Vereadores e UNINTA.
O que pouca gente sabe é que açaí com abacate é uma combinação feita para ser consumida junta, batida no liquidificador ou mixer, resultando em uma mistura cremosa e nutritiva. Para preparar, misture polpa de açaí congelada, abacate maduro, um adoçante a gosto (como mel ou açúcar) e um pouco de líquido (como água, água de coco ou leite vegetal) até obter uma consistência homogênea. Sirva imediatamente em uma tigela ou copo, adicionando os seus acompanhamentos preferidos, como granola e frutas.
Por isso, o Festival promete ser um marco para o território, com os objetivos como:
• Valorizar e dar visibilidade a produtores rurais;
• Fortalecer o comércio local e impulsionar o turismo rural e gastronômico.
• Promover a captação de investimentos para a cadeia produtiva.
• Estimular o intercâmbio de conhecimento técnico entre produtores e instituições, fomentando o desenvolvimento e a agregação de valor aos produtos.
• Oferecer conhecimento técnico em boas práticas de produção e comercialização.
• E criar espaços para exposição, comercialização e geração de parcerias institucionais e empresariais.

Assim, a ideia é promover o fortalecimento da cadeia produtiva do abacate e do açaí no município, incentivando a integração entre agricultores, comerciantes e o setor turístico.
Daí porque, para este primeiro evento, a programação foi cuidadosamente planejada para atender do agricultor familiar ao turista, sem esquecer o público em geral, focando, principalmente, na capacitação técnica e experiências práticas. O Festival esperar atrair um bom número de participantes, de forma que se consolide e passe a integrar o calendário de eventos permanentes de Ibiapina.
-
-
-
