ASN CE Atualização
Compartilhe

Ibiapaba integra novos municípios ao “Empresa Mais Simples”

A Ibiapaba é destaque estadual em números de municípios integralizados ao Programa
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O território da Ibiapaba possui, atualmente, mais da metade, ou seja, oito dos seus 14 municípios integrados ao Programa “Empresa mais Simples”. São eles: Pires Ferreira, Ipu, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Tianguá e, este mês, aderiram do Programa mais três municípios. São eles os municípios de:

São Benedito,

Croatá

e Carnaubal que, durante as solenidades, contaram com a presença dos gestores dos seus respectivos municípios que ajudaram na implementação da iniciativa, além de contadores, empreendedores, representantes do Sebrae/CE e membros de associações de empresários

Empresa Mais Simples

O “Empresa Mais Simples” é um programa do Estado do Ceará que permite a abertura de empresas de baixo risco de forma simplificada e 100% digital. O programa é coordenado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e tem o apoio do Sebrae, no caso, por meio da unidade Ibiapaba e da AMI (Associação de Municípios da Ibiapaba).

O Programa é voltado para a simplificação da formalização de novos negócios do Estado, coordenado pela Jucec, que possibilita uma maior simplificação, agilidade, acessibilidade e a desoneração da abertura de empresas de baixo risco – aquelas que possuem atividade que não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por meio do programa, agora é possível formalizar um negócio em até 5 minutos no Ceará.

O Programa “Empresa Mais Simples” conta com a adesão de todos os órgãos de licenciamento e tributários, estaduais e municipais. Assim, o processo completo de abertura, formalização e licenciamento de empresas individuais e de sociedades empresárias limitadas de baixo risco passa a ocorrer de forma automática, ágil e segura, por meio do Portal de Serviços da Jucec.

O Empresa Mais Simples contempla, ainda, o registro mercantil da Junta Comercial; as inscrições tributárias da Secretaria da Fazenda e Secretarias de Finanças; os alvarás de funcionamento da Prefeitura; os licenciamentos ambientais e sanitários das Secretarias de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, assim como o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros.

Para johnw Mágulas, coordenador do projeto” Territórios Empreendedores”, criar um ambiente legal propício ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, vem sendo um foco importante para o Sebrae/CE na Ibiapaba. “Graças às parcerias importantes estabelecidas no território, junto com o poder público, iniciativa privada e terceiro setor, nossa meta é conseguirmos a adesão dos 14 municípios do território ibiapabano. Hoje, já somos destaque estadual em números de municípios integralizados e, em breve, estaremos com a adesão de todo território, reduzindo a burocracia para abertura de novos negócios ,”reforça.