Uma verdadeira imersão nas ações voltadas para o desenvolvimento territorial realizadas pelo Sebrae no Ceará. Assim tem sido o Encontro Nacional de Cidades e Territórios Empreendedores, que está sendo realizado no estado desde a última segunda-feira (4). O evento está reunindo gestores e técnicos das unidades do Sebrae de todo o país que atuam à frente dos programas Cidade Empreendedora e Territórios Empreendedores, voltados para o desenvolvimento dos municípios e regiões de todo o país.
Ao sediar o Encontro promovido pelo Sebrae Nacional, o Ceará reafirma sua posição de vanguarda na promoção de soluções que unem planejamento público, empreendedorismo e inovação como motores do desenvolvimento regional. Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o segredo do sucesso das ações da instituição está baseado no forte diálogo e parceria com o poder público, setor empresarial e sociedade civil e na definição clara da importância do fortalecimento dos territórios cearenses para o sucesso dos pequenos negócios no estado.
“A ação territorial é uma metodologia de trabalho do Sebrae que estimula as vocações locais e fortalece o empreendedorismo com foco em transformar a realidade econômica e social dos territórios cearenses. Ao promover a troca de experiências entre diferentes regiões, contribuímos para o desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento dos pequenos negócios”, reforça Cartaxo.
No Ceará, todos os 184 municípios já integram a metodologia dos Territórios Empreendedores, estratégia nacional do Sebrae que conecta lideranças locais, identifica vocações regionais e fomenta soluções para transformar potencial em resultado. Baseada em pilares como a desburocratização, a educação empreendedora, o crédito orientado, o cooperativismo e a inovação, a estratégia dos Territórios Empreendedores surge como um desdobramento natural do projeto LÍDER, ampliando seu alcance e fortalecendo a governança territorial.
“Essa ação teve início com a transformação dos territórios a partir das lideranças locais. Entendemos que as governanças regionais são elos estratégicos para promover o desenvolvimento do estado do Ceará. Foi com essa visão que começamos, por meio do Programa Líder, um processo de formação e mobilização de lideranças em todos os doze territórios regionais. E o Ceará é destaque nacional justamente porque todos os seus territórios já tem agendas estruturadas, focos definidos e estão organizando suas governanças por meio das agências de desenvolvimento regional”, afirma Wilma Almeida, articuladora da Unidade de Articulação e Políticas Públicas do Sebrae/CE.
Programação
A programação do Encontro, que começou na manhã da segunda-feira (4), contou a apresentação de experiências exitosas do Sebrae/CE junto às prefeituras de Quixeramobim e Tauá, feitas pelos prefeitos Cirilo Pimenta e Patrícia Aguiar e do Programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER) feita pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Leste (Sol do Leste), Garcia Júnior.
Além disso, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará e conselheiro do Sebrae/CE, Domingos Filho, fez uma apresentação da estratégia de desenvolvimento do Governo do Ceará. Fechando a programação da manhã, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, fez um breve relato da estratégia de atuação da instituição no estado, que tem como objetivo contribuir para um Ceará Empreendedor.
No período da tarde, os gestores e técnicos dos estados participaram de uma oficina de alinhamento das estratégias dos programas Cidades e Territórios Empreendedores, lideradas pelo Sebrae Nacional. Já à noite, o grupo visitou o Estoril, prédio histórico da capital cearense e que é sede da secretaria do Turismo de Fortaleza, onde foram recebidos pela secretária Denise Carrá.
Na terça-feira (5), no período da manhã, o grupo participante do Encontro esteve no Centro de Eventos do Ceará, onde assistiram a apresentações da Secretaria do Trabalho (SET), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Junta Comercial (JUCEC), de programa desenvolvidos em parceria com o Sebrae/CE, como o Empresa Mais Simples e o + Qualificação e Renda – Empreendedorismo e Desenvolvimento.
O encontro contou com as presenças do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, do diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, do diretor da Promoção do Trabalho e Empreendedorismo, Rubens Rodrigues, do gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jeconias Junior, do diretor técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho e do superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo. Na oportunidade, também foi realizada a assinatura de parcerias com a SET e Adece, visando o apoio ao empreendedorismo nos territórios do estado.
A programação do Encontro Nacional, que segue até sexta-feira, conta ainda com a realização de visitas técnicas a experiências de sucesso do Sebrae e contato com gestores públicos, lideranças e empreendedores nos municípios de Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara e Jericoacoara.