ASN CE Atualização
Compartilhe

G20 no Rio: artesanato do Cearense integra as peças decorativas das reuniões anteriores à cúpula

As peças foram emprestadas pelo CRAB- Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, ao Ministério das Relações Exteriores
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

-

-

Onca-artesao-Francisco-Graciano-CE

Peças como Onça, Pássaro e Banco Tatu foram emprestadas pelo CRAB- Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, ao Ministério das Relações Exteriores e vai embelezar e dar um toque brasileiríssimo na decoração dos encontros que acontecem até 24 de julho, no Galpão da Cidadania.

O Pássaro, da artesã Camille, da Ilha do Ferro (AL)

As reuniões da “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, da agenda do G20 no Rio, ganharam tons bem nacionais. O Crab emprestou dez peças do seu acervo ao Ministério das Relações Exteriores para ambientar os encontros, que acontecem até o dia 24 de julho, no Galpão da Cidadania, na Gamboa.

O DESTAQUE CEARENSE

Todas as obras são entalhadas em madeira, com destaque para a Onça, do artesão Francisco Graciano, filho do grande mestre Manoel Graciano, de Juazeiro do Norte (CE). Merecem destaque, também, o Pássaro, da artesã Camille, da Ilha do Ferro (AL), e o Banco Tatu, da etnia indígena Kalapala, do Alto Xingu (MT).

O Grupo dos Vinte (G20) reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, a partir deste ano, a União Africana. O grupo responde por cerca de 85% do PIB mundial , 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial. Sua principal atribuição é apoiar o crescimento e o desenvolvimento mundial por meio do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e da governança nas grandes questões econômicas globais.

-