
A Companhia Aérea Latam anunciou um novo voo direto internacional partindo da capital cearense. A frequência ligará Fortaleza a Santiago, no Chile, com operação iniciando em novembro. A nova rota é a primeira que faz conexão direta entre o Nordeste brasileiro e a capital chilena. Fortaleza é a oitava cidade brasileira a ter um voo direto com o país vizinho. Segundo a empresa, a ida para o Chile será realizada aos sábados, com o retorno para o Ceará marcado para domingo. A duração média será de 6h30. Ele decolará às 14h45 (hora local) de Fortaleza e às 6h50 (hora local) de Santiago.
A viagem deverá ser realizada por uma aeronave AirBus A320neo, que possui capacidade, para 174 passageiros. Com a nova frequência de voo, o deslocamento de Fortaleza para o Chile diminuirá três horas, se comparado a viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos (São Paulo). O governador Elmano de Freitas (PT) e a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Yrwana Albuquerque, ressaltaram, por meio de suas redes sociais, o impacto que a medida tem na economia cearense.
“Seguimos trabalhando para ampliar o número de voos em nosso Ceará, movimentando a economia e gerando emprego e renda aos cearenses”, publicou o governador. Já a titular do Turismo, Yrwana Albuquerque, destacou que a ampliação “impulsiona a atração de turistas da América do Sul, nossos vizinhos que, a partir de agora, poderão chegar mais rápido às belezas do Ceará que tanto os encantam”.
Atualmente, a Latam é a empresa que mais conecta o Brasil ao Chile, responsável atualmente por 70% do volume de passageiros que viajam de avião entre os dois países, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os outros voos diretos da Latam para Santiago decolam de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
-