-
O Sebrae reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo cearense ao ser mais uma vez parceiro estratégico do Festival GKC de Velas do Trairi, realizado de 16 a 22/06 no litoral oeste do Ceará. Nesta edição, o evento ganhou contornos ainda mais técnicos e estruturados com a realização de oficinas, fóruns e capacitações voltadas para empresários e comunidades locais.

Em um dos destaques do dia 17, a presidente da ASDECQ (Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada), Gabriela Crippa, apresentou o case Canoa Encanta, que ilustra como o trabalho em rede reposicionou Canoa Quebrada como destino mais competitivo, sustentável e atrativo. “Cooperar para competir” foi o tema que permeou o painel, evidenciando o valor da governança e da gestão colaborativa no turismo regional.
ECONOMIA CRIATIVA
A economia criativa também ganhou espaço com a oficina “Refly Bags: do kite à bolsa”, ministrada por Polina Balueva, que mostrou como transformar velas de kitesurf em peças artesanais únicas, reforçando os pilares da sustentabilidade, reaproveitamento e reforçando o empreendedorismo feminino.
Empresários e gestores locais também tiveram a oportunidade de conhecer alternativas de financiamento para o setor turístico, com a palestra de representante do Banco do Nordeste, sobre o Fungetur – linha de crédito vinculada ao Ministério do Turismo. Já Vicente Neto, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, trouxe um olhar estratégico sobre o uso das plataformas digitais, enfatizando a necessidade de diferenciação e posicionamento nos canais de reservas e nas OTAs.
No segmento de alimentação fora do lar, a representante da Abrasel-CE mapeou os desafios e oportunidades para bares e restaurantes em um cenário cada vez mais competitivo.

Encerrando o fórum, a ativista Dona Maria da Graça, moradora da Praia do Guajiru, emocionou o público ao narrar a luta pela preservação da planta Guajiru – espécie que dá nome à região – e seus saberes tradicionais ameaçados.

Segundo a analista de negócios do Sebrae/CE, Luana Maura, o GKC – Festival de Velas é um evento diferenciado e que busca valorizar o kitesurf, a cultura local, a sustentabilidade e o empreendedorismo, fatores que fazem parte do DNA da Rota Costa dos Ventos. O evento é um dos modelos usados hoje para disseminar o Roteiro Costa dos Ventos como um todo.
Conforme Jacob Bandeira, articulador do Escritório Regional Oeste, essa participação do Sebrae no GKC – Festival de Velas, evidencia um olhar forte sobre a importância do segmento de esporte náutico, representando pelo Kite, em toda região do Litoral Oeste do Estado. “A presença do Sebrae em mais uma edição do Festival GKC reforça o papel da instituição articulador de políticas públicas, inovação e qualificação para o turismo . Ao conectar empreendedorismo, sustentabilidade e desenvolvimento territorial, o evento GKC velas do Trairi consolidou-se como vitrine das boas práticas que já se tornaram referência para os demais eventos da Rota Costa dos Ventos,” reforçou jocob, explicando a dedicação que o Escritório do Sebrae/CE na Região, tem dedicado ao destino, estimulando o planejamento de novas ações e a inovação de novas atividades no território.