ASN CE Atualização
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para projeto de internacionalização voltado para negócios liderados por mulheres do Ceará

As selecionadas para participar do Elas Globais terão acesso a ações de capacitação, mentorias e networking visando a exportação
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Foto: Adriano Martins

O Sebrae/CE lançou na tarde da última terça-feira (3) o edital para a edição 2025 do Elas Globais, projeto que visa qualificar empresas cearenses lideradas por mulheres para a inserção no mercado internacional. A iniciativa, que faz parte das ações do programa Sebrae DELAS, está com inscrições abertas até o dia 10 de janeiro no site da instituição.

O projeto, desenvolvido pelo Sebrae/CE com consultoria técnica do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa (CMNPT), irá selecionar empresárias de pequenos negócios que terão acesso a capacitações e consultorias individuais destinadas ao fortalecimento do negócio, com foco na internacionalização de produtos e serviços.

Podem participar do projeto, Microempreendedoras Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Ceará, que tenham mulheres como proprietárias ou sócias e que atuem nas seguintes áreas: Moda – Produtos nos segmentos: vestuário, confecção, têxtil, calçados, acessórios e joias; Alimentos e bebidas; Artesanato e Produtos e/ou Serviços – educação e formação profissional, saúde, beleza e bem-estar e consultorias/ serviços técnicos para negócios (com metodologia própria).

Lançamento

O lançamento da edição 2025 do Elas Globais aconteceu em evento realizado no Hotel Sonata de Iracema, reunindo empreendedoras e lideranças empresariais do estado e que contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/CE, Cid Alves. “O Sebrae está aqui proporcionando esta oportunidade para todas as empreendedoras cearenses que queiram se preparar para entrar no mercado internacional”, destacou o presidente.

Já a gestora estadual do programa Sebrae DELAS, Mônica Arruda, falou que o Ceará é um dos estados brasileiros com maior percentual de negócios liderados por mulheres e que o Sebrae vem atuando fortemente para fomentar o empreendedorismo feminino e para qualificar as empreendedoras cearenses. “Somente este ano, fizemos mais de 50 trilhas de empreendedorismo feminino para ajudar as mulheres a empreender ou a desenvolver seus negócios”, ressaltou Mônica.

WhatsApp Image 2024-12-04 at 08

A gestora também falou sobre a edição 2024 do Elas Globais, que contou com mais de 100 inscritas, tendo 50 empreendedoras capacitadas, das quais 12 foram selecionadas para participar de uma missão internacional em Portugal. Para este ano, segundo ela, o programa já traz alguns avanços em relação à edição anterior, como uma simulação para a participação em rodadas de negócios e uma mentoria individual pós-missão internacional.

WhatsApp Image 2024-12-04 at 10

O evento de lançamento contou ainda com uma palestra da presidente do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, Rijarda Aristóteles, que falou sobre a jornada das mulheres para a entrada no mercado internacional.

Como parte da programação, também foi realizado um painel onde as empreendedoras Cláudia Alencar, Linda Lopes, Osvaldina Pereira e Jéssica Nascimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências como participantes da edição 2024 do Elas Globais.

Osvaldina disse que a sua participação na missão internacional este ano foi uma virada de chave em sua vida empresarial. “Cheguei de lá querendo fazer uma revolução na empresa e o Sebrae me proporcionou um suporte incrível para isso. Após dois meses que voltei da missão, já estava com tudo pronto para embarcar para o Canadá e depois para Dubai. De Madalena para o mundo”.

Cláudia Alencar, que tem um estúdio de moda em Fortaleza, também disse que após os contatos comerciais feitos durante a missão do Elas Globais conseguiu realizar negócios com compradores de Portugal e, mais recentemente, do Panamá.

Elas Globais

Este ano, o Elas Globais contará com três etapas, classificatórias e eliminatórias, onde ao final serão selecionadas até 15 empresárias do estado para as etapas de consultorias especializadas e participação em ações de aproximação comercial para internacionalização.

As atividades do programa começam no dia 20 de janeiro, após a fase de inscrições e análise e validação de documentação. Nesta data, será promovida uma reunião online com as inscritas para a realização de um diagnóstico de maturidade das empresas para a internacionalização. Esta fase é eliminatória.

No dia 24, será divulgado o resultado das empresas selecionadas para a etapa seguinte, que contará com a realização de Workshop Presencial para o Desenvolvimento Empresarial para Internacionalização e Workshop Online sobre Processo de Exportação de Produtos e Serviços.

No dia 7 de fevereiro, será publicado no site do Sebrae/CE o resultado com as 15 empresas classificadas para a Etapa 3, que envolverá a realização de consultorias de preparação nas áreas de precificação, marketing e vendas para o comércio exterior, encontro de negócios e relacionamento em São Paulo e a missão internacional, que está prevista para ocorrer entre os meses de maio e junho de 2025.

Após o retorno da missão, as empreendedoras também terão acesso a uma mentoria voltada para a elaboração de plano de internacionalização individual a partir dos contatos estabelecidos e das experiências de cada participante. Todas as informações sobre o Elas Globais 2025 podem ser consultadas no edital que está disponível no site do Sebrae/CE.

Sebrae DELAS

S

Programa do Sebrae que busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o Empreendedorismo feminino. A ideia é que ele possa um catalisador para o crescimento e desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.

Para isso, o programa está estruturado em três pilares: o primeiro, voltado para a inspiração de aspectos da vida, carreira, família, saúde e propósito das empreendedoras; o segundo, trabalha a jornada empreendedora para o desenvolvimento do negócio, ideia ou projeto e o terceiro, na promoção de conexões entre as participantes do programa e com outras empreendedoras.

Serviço

Edital Elas Globais 2025

Inscrições até o dia 10 de janeiro

Onde: Site do Sebrae/CE