Funcionando em um domo montado na Feira do Empreendedor, o espaço Sustentabilidade está mostrando aos visitantes como a adoção de práticas sustentáveis não só é crucial para o futuro do planeta, mas também um poderoso motor para gerar resultados financeiros para empresas e impacto positivo em comunidades e territórios. Além de informações sobre os programas e ações do Sebrae na área da sustentabilidade, o espaço também tem abrigado importantes exposições sobre práticas adotadas por empresas, como é o caso do restaurante Cantinho do Frango, cuja experiência de sucesso na implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foi apresentada durante o segundo dia do evento.
A palestra “Os ODS e os pequenos negócios: o case do Cantinho do Frango”, ministrada pela empresária Amanda Fonseca, destacou a importância de práticas sustentáveis no dia a dia das empresas e mostrou como o restaurante, que atua há 31 anos em Fortaleza, implementou estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conciliando crescimento econômico e responsabilidade socioambiental.
“O Cantinho do Frango já atua em 15 dos 17 ODS, com práticas como compostagem, painel solar, horta e projetos educacionais. Temos iniciativas voltadas à educação, como palestras e o Clube das Musas, encontros mensais com escritoras; além de feiras de artesanato e uma revistinha distribuída gratuitamente aos clientes, abordando os temas do ODS de cada período”, explicou Amanda.
Sobre o impacto do projeto, ela ressaltou: “O mais gratificante é ver nossos colaboradores aplicando essas práticas no dia a dia, levando o aprendizado para suas vidas e compartilhando com outros. Financeiramente, o projeto também trouxe resultados positivos, mostrando que sustentabilidade e gestão eficiente caminham juntas”, frisa.
O Sebrae Ceará tem investido na qualificação de micro e pequenas empresas para a adoção de práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) por meio do Projeto Crescimento Sustentável, que já conta com mais de 8 mil empresas em todo o Brasil. A iniciativa oferece inteligência de dados e estratégias personalizadas, ajudando os empreendedores a fortalecer ações ambientais, sociais e de governança, tornando seus negócios mais competitivos e alinhados às demandas do mercado sustentável.
Edifício Sebrae

No Espaço Sustentabilidade, também está disponível uma maquete do edifício-sede da instituição, em Fortaleza, que é referência nacional em sustentabilidade. A edificação é detentora do Selo LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, categoria Platinum, mais alta faixa de pontuação da certificação internacional concedida a construções que cumprem requisitos mundialmente reconhecidos de Sustentabilidade e que está presente em mais de 160 países.
Eventos com práticas sustentáveis
A Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit 2025 adotam práticas sustentáveis em todas as etapas dos eventos. O Sebrae Ceará elaborou um plano de sustentabilidade com foco em economia circular, gestão de resíduos e neutralização de carbono. Durante montagem, operação e desmontagem, haverá triagem cuidadosa para minimizar o envio de lixo a aterros sanitários: recicláveis serão destinados à Rede de Catadores Cearense, resíduos orgânicos transformados em adubo por compostagem e materiais como lonas e tecidos reaproveitados em projetos de artesanato, enquanto os rejeitos terão descarte ambientalmente correto e rastreável. Além disso, campanhas de conscientização engajaram os participantes, fortalecendo a cultura da sustentabilidade durante e após os eventos.
-