
Como parte das ações que o Sebrae/CE tem desenvolvido em relação ao desenvolvimento do turismo náutico no Estado, empresas integrantes do setor vão participar do estande do Sebrae/CE no BTM – Brazil Travel Market 2025 que acontece a partir desta quinta-feira,23/10, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Essa iniciativa faz parte do processo do Sebrae/CE para estimular a estruturação das empresas do setor, que inclui, também, a promoção de encontros, rodadas de negócios e cursos de capacitação, além de parcerias com o poder público e empresas, como no projeto de uma rota náutica que vai fortalecer o segmento em Fortaleza e no Estado. O objetivo da inclusão desse segmento voltado para o esporte, lazer e diversão é integrar o setor, promover a qualificação de mão de obra e impulsionar negócios. O BTM é considerado o maior evento B2B de turismo realizado no Norte e Nordeste e um dos principais do Brasil.
A participação das empresas de turismo náutico pretende ser uma vitrine desse tipo de turismo de experiência que só cresce no Ceará. O segmento apresentou crescimento de 21% em 2025, movimentando R$ 1,38 bilhão. “O número de turistas interessados na prática de esportes náuticos cresceu de 297.515 em 2024 para 350 mil em 2025”, contabiliza Eveline Tabosa, responspavel prlo pprojeto no Sebrae/CE.

E a expectativa de resultados financeiros são ainda mais otimistas. O fluxo de visitantes praticantes de modalidades como kitesurf, windsurf e wing foil cresceu de 297.515 em 2024 para 350 mil, em 2025, segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE). E a receita gerada por esse segmento aumentou 21,2%, além do gasto médio por turista interessado nestes esportes ter chegado gasto que chega a R$ 3.965,45, por pessoa, em 2025.
A parceria entre o Sebrae/CE, a Prefeitura de Fortaleza e empresas visa a criação de pacotes que unam esporte, lazer e cultura, com o objetivo de atrair mais turistas e fortalecer a economia azul do estado.