ASN CE Atualização
Compartilhe

Empreendedorismo: franquias atraem público 50+

Segundo a ABF, o volume das Top 50-franquias mais procuradas- aumentou 9% em 2024
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

-

A população brasileira está mais madura. Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, apontam que 55 milhões de brasileiros têm mais de 50 anos – ou um quarto de toda a população.

O mesmo levantamento indicou que houve uma mudança do padrão etário da população no Brasil, quando comparado com as décadas anteriores, caracterizado pelo aumento da proporção de pessoas idosas e pela queda do número de pessoas jovens.

E, com a expectativa de vida estimada em 76,4 anos , entende-se por que as pessoas empreendem em diversas fases da vida – e isso inclui a maturidade. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising ( ABF ) indicou que 15% das pessoas que procuram por franquia têm perfil investidor e estão na faixa etária de 40 a 55 anos.

O empreendedorismo na maturidade é, inclusive, um dos focos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae ) há alguns anos. Especialmente em 2025, a entidade está realizando eventos em todo o Brasil para capacitar pessoas interessadas em empreender que tenham 50 anos ou mais: as iniciativas Sebrae Sênior e Visão 50+ levam conteúdo gratuito para empreendedores que ainda não têm seu negócio próprio ou que já estão operando, mas que precisam de apoio para melhorar a gestão.

FRANQUIA

Quem também não tem experiência e procura empreender com mais suporte tem nas franquias uma forma interessante de investimento. A Lei 13.966/19 , que rege o sistema de franchising no Brasil, determina, em seu artigo 1º, que o franqueador autorize o franqueado a utilizar sua marca sempre associada à transferência de know-how. Ao ensinar o franqueado a operar o negócio, o franqueador transmite sua experiência a ele, minimizando erros na gestão. O candidato que adquire uma franquia quer justamente pular a etapa do erro, dos testes que o franqueador já realizou.

Assim, em muitos casos, a franquia surge como uma possibilidade. A futura franqueada ou franqueado recebe todo o treinamento para operar a franquia e conta com o suporte da marca, que tem uma consultoria de negócios para acompanhar sua gestão, além de curadoria de moda, que fornece os itens necessários para serem comercializados.

OPÇÕES DE ESCOLHA

De acordo com o estudo da Associação Brasileira de Franchising ( ABF ) , o volume de unidades das Top 50-franquias mais procuradas- aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%.

O número mínimo para figurar entre as Top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações. Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado.

Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior. Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. Entre os segmentos, o levantamento evidenciou, ainda, que o segmento de Serviços e Outros Negócios ampliou duas vezes sua participação na lista, o mesmo número das redes de Moda.

Realizada exclusivamente com marcas associadas, a pesquisa é feita a partir do banco de dados da entidade com informações registradas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente as informações quanto à sua veracidade e autenticidade através de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados no próprio sistema.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão. É uma grande satisfação acompanhar o desenvolvimento deste grupo das 50 Maiores que, certamente, é uma referência importante para todo o setor”.

Segundo o levantamento, entre as Top 10 do franchising brasileiro, quatro operam no segmento de Alimentação, duas são de Saúde, Beleza e Bem-Estar e outras duas de Serviços Automotivos, e há uma representante em Comunicação, Informática e Eletrônicos, Serviços Educacionais e Hotelaria e Turismo.

Ficou interessado? Pois o sebrae/CE tem um setor especializado em franquias. O número de contato é 0800-570-0800. A ligação é gratuita.