O estado do Ceará recebeu nesta semana a visita do diretor técnico Mauro Borralho e do gerente de Competitividade do Sebrae Maranhão, José Noleto, que vieram conhecer experiências do Sebrae/CE desenvolvidas em parcerias com instituições e empresas cearenses. Durante as visitas, os maranhenses foram acompanhados pelo diretor técnico do Sebrae/CE. Alci Porto e pelo articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios, Silvio Moreira.O primeiro encontro, realizado na segunda-feira (5), foi na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) onde a comitiva conheceu de perto o modelo de parceria consolidado entre a FIEC e o Sebrae/CE, considerado referência nacional pela efetividade na entrega de resultados para as indústrias, especialmente as de pequeno porte.
A reunião foi conduzida por Dana Nunes, líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, e contou com a presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, além de presidentes e diretores de sindicatos industriais, como Osterno Júnior (Sindmóveis), Alex Martins (Sindpan) e Marcos Soares (Sindquímica), que compartilharam experiências sobre como a atuação conjunta tem fortalecido os sindicatos e beneficiado diretamente as empresas associadas.
Na oportunidade, Ricardo Cavalcante, enfatizou a importância da parceria e ressaltou que o trabalho em rede beneficia diretamente as empresas em suas necessidades mais específicas. “O que conseguimos aqui não foi apenas um convênio. Fizemos uma mudança estrutural. Mais de 75% das empresas filiadas aos sindicatos são pequenas e não contribuem financeiramente com o sistema. Com o Sebrae, conseguimos equalizar os recursos e transformar as necessidades dos sindicatos em projetos concretos. Esse trabalho tem dado resultados expressivos, com uma interiorização muito bem realizada. Hoje, essa parceria é referência no país”, destacou.
Visitas
Na manhã de terça-feira (6), os visitantes acompanhados de Alci Porto e Silvio Moreira, foram até o município de Amontada, na região Oeste do estado, para conhecer a experiência do projeto Quintais Gastronômicos, que possibilitou a geração de renda para mulheres das comunidades locais, que transformaram os quintais de suas casas em espaços que proporcionam aos clientes uma experiência única de encontro com a gastronomia local, em seu próprio ambiente, reforçando o turismo de experiência.
Além de fortalecer a economia do município e proporcionar o empoderamento das mulheres, o projeto desenvolvido pelo Sebrae/CE, em parceria com a prefeitura do município, já foi destaque do programa Globo Repórter.
Já no período da tarde, os dois gestores do Sebrae/MA foram ao Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, para conhecer o projeto Território Empreendedor, fruto da parceria entre Sebrae/CE e a empresa ArcelorMittal, que vem beneficiando empreendedores dos municípios do entorno da Siderúrgica.
Segundo o diretor técnico do Sebrae maranhense, Mauro Borralho, essa interação, reforçando a parceria, com uma estratégia bem definida, bem estruturada, percebe-se os bons resultados alcançados tanto pelo reconhecimento ao trabalho do Sebrae como pela repercussão no território trabalhado. “É um trabalho não só inovador mas que tem atendido não só à AcelorMittal mas refletindo na sociedade, envolvendo vários eixos como Inovação, Turismo e inclusive com todo o trabalho que vai ser feito nessa avenida em frente ao Sebrae/CE, integrando o Sebrae, o que vai culminar com um novo cenário.
Ao final, na despedida, a equipe do Sebrae Maranhão visitou o Prédio do Sebrae/CE e os diretores Técnico, Alci Porto, e de Administração e Finanças , Reginaldo Braga além do articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Silvio Moreira.
-