O Carnaval é um período de festas, de brilho e de muita alegria em todo o país, mas também traz com ele a possibilidade de uma graninha extra para os empreendedores. É o caso de Maurício Júnior, proprietário da ColaBora, loja colaborativa instalada na avenida Monsenhor Tabosa, um dos principais corredores comerciais de Fortaleza e que fica perto de um dos principais polos carnavalescos da capital cearense: a Praia de Iracema.
A loja, que existe há 8 anos, reúne hoje cerca de 40 marcas autorais de moda masculina, feminina e praia, peças de decoração e acessórios. Mas foi somente em 2018, para atender a uma demanda dos clientes, que o próprio empreendedor começou a desenvolver acessórios para o período carnavalesco. “Os clientes vinham até a loja procurar acessórios para usar no Carnaval, mas algumas marcas não tinham interesse em fazer e aí, para atender a esta necessidade, comecei a fazer algumas peças”.
O que começou de forma tímida evoluiu para a criação de uma marca específica para o Carnaval a “Cola na Folia”, marca interna da ColaBora para o período e para a criação de novos produtos. “A gente começou só com acessórios de cabeça, com arcos feitos de EVA, mas hoje a gente já faz uma variedade maior de produtos, como fantasias, ombreiras, quimonos e saias, tudo isso utilizando penas, flores e muito brilho”.
A inspiração para as criações, segundo ele, vem dos próprios clientes. “A gente vai vendo a cada ano o que os clientes procuram para irmos inovando e crescendo mais com estes produtos de Carnaval. E além de fazer as peças, a gente também incentiva outras marcas que vendem na loja (ColaBora) a trabalharem isso, a fazerem roupas e a mostrar que dá para fazer peças que o cliente consiga usar tanto no Carnaval, como também no dia a dia”.
O resultado deste trabalho é um aumento significativo das vendas neste período, que começa já em janeiro paras as festividades do pré-carnaval, que acontecem na capital cearense. “Tem um crescimento muito grande nas vendas neste período, ao ponto de no ano passado, no somatório de janeiro e fevereiro, termos conseguido vender mais do que no acumulado de novembro e dezembro, com Black Friday e Natal. O nosso faturamento de Carnaval chega a representar aproximadamente o dobro de um mês de faturamento normal da loja”, destaca Maurício.
Segundo a gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a experiência de Maurício Júnior é um bom exemplo de como os empreendedores podem aproveitar este período para aumentar suas vendas e também fortalecer o relacionamento com os clientes. “Os empreendedores, principalmente os ligados à Economia Criativa, precisam estar antenados e preparados para aproveitar as oportunidades geradas neste período”.
Para isso, de acordo com ela, é preciso de alguns cuidados. “O empreendedor precisa, primeiro, estar atento às demandas dos clientes e às tendências do período. Segundo, é fundamental ter uma atenção redobrada em questões como estoque e os fornecedores, para que não faltem produtos na hora da venda. Além disso, é necessário buscar uma comunicação mais adequada ao período. Tudo isso para garantir uma boa experiência para os clientes e, consequentemente, melhores resultados para as empresas”.
Meu Negócio é Carnaval
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Serviço
ColaBora – loja colaborativa
Av Monsenhor Tabosa, 604, Praia de Iracema