ASN CE Atualização
Compartilhe

Centro Sul realiza encontro de Governança da Rota das Tradições

Questões foram levantadas, como o tipo de governança a ser implementada, sua abrangência, o público-alvo e os parceiros.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Um momento de troca de experiência e sensibilização com os empresários e parceiros de Icó, Iguatu, Orós e Jucás e que contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE, Reginaldo Braga Lobo. Assim foi o Encontro de Governança Aplicada ao Turismo, que marcou o início dos trabalhos para efetivação da mais nova Rota Turística do Estado: A Rota das Tradições.

Na abertura, a gestora do Projeto de Turismo do Regional Centro Sul, Dâmaris Correia, apresentou os resultados da Missão Técnica Rota Mirantes da Ibiapaba, ressaltando os momentos vivenciados pelos 33 participantes, que puderam conhecer de perto as práticas bem-sucedidas de governança implementadas por iniciativas públicas e privadas, com destaque para a colaboração entre stakeholders ou seja, as pessoas interessadas no projeto, transformando a rota em um modelo de referência no setor turístico cearense.

Na ocasião, os empresários Roberto Júnior e Carmem Débora reforçaram como foi viver essa experiência, pontuando algumas observações quanto às estratégias e iniciativas adotadas pela Prefeituras Municipais e empresários locais.

Em seguida, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/CE Reginaldo Braga, reforçou o total apoio da instituição em priorizar o desenvolvimento e fortalecimento das lideranças locais e a Governança para que, assim, possam transformar vidas e desenvolver projetos futuros sustentáveis, destacando a importância da continuidade e visibilidade das ações, para que os esforços em prol do turismo na região não sejam isolados ou temporários, mas sim duradouros e com impacto positivo para a comunidade.

Dando continuidade, a agente territorial Francieli Silva, deu a sua contribuição, falando sobre o conceito das iniciativas já feitas no território para estruturar a Governança do Turismo, com o intuito de utilizar os insights ou seja, conclusões obtidos na reunião para atrair a cooperação e união entre os participantes locais, reforçando a importância de uma governança que incentive a cooperação e o associativismo. A gestão participativa foi destacada como um elemento essencial para o sucesso desse modelo.

PRÓXIMOS PASSOS

Entre as prioridades discutidas, foi acordado que haverá encontros empresariais mensais nas cidades envolvidas, com o objetivo de desenvolver parcerias entre os empreendimentos. Também foi proposto uma campanha de publicidade coletiva para divulgar os negócios dos municípios participantes e o desenvolvimento regional coletivo, como forma de fortalecer a visibilidade e a atratividade dos empreendimentos turísticos regionais.

Questões-chave foram levantadas, como o tipo de governança a ser implementada, sua abrangência, o público-alvo e os parceiros que serão fundamentais para a sua implementação. Além disso, a proposta reforça a necessidade de identificar parceiros imediatos que possam contribuir, diretamente, para o desenvolvimento turístico da região, promovendo colaborações estratégicas.

A realização do Encontro Regional de Governança do Turismo teve como objetivo a necessidade de fortalecer e estruturar o setor turístico local por meio da implementação de uma governança eficiente e estratégica. O evento foi uma oportunidade fundamental para discutir, de forma prática e alinhada às demandas regionais os temas relacionados ao projeto.

A articuladora Neyla Primo agradeceu o compromisso e a presença de todos, reforçando o empenho na implementação de ações concretas que irão potencializar o turismo, promovendo impacto positivo e duradouro para a região Centro Sul.