Nesta primeira edição do AgroConexão Centro Sul, realizada nos dias 21 e 22, IFCE de Iguatu – Campus Cajazeiras, foram contempladas na programação as cadeias produtivas da Apicultura, Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Ovinocaprinocultura, reconhecidas como as mais pujantes da Região. O evento foi pensado com o propósito de trazer, ao conhecimento dos produtores, as principais tendências nas áreas de inovação e sustentabilidade, relacionadas a estas cadeias produtivas.
Ao todo, foram realizadas 19 palestras contando com 19 facilitadores e 2 cases de sucesso. Além da programação técnica, o evento contou com uma exposição de laboratórios itinerantes, sendo um sobre a “Qualidade do Leite”, pertencente à Fazenda Canteiros, e outro laboratório, de “Análise de Solos”, pertencente ao IFCE de Iguatu. Juntos, eles fizeram demonstrações e, também, pontuaram importância dessas análises para os referidos segmentos.
Ao abordar, novamente, temas voltados à inovação e sustentabilidade, a iniciativa buscou despertar ações resolutivas para os principais gargalos das cadeias produtivas da apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocaprinocultura.
Realizado pelo escritório do Sebrae/CE no Centro Sul, o evento foi estruturado com o objetivo de trazer novas oportunidades para os produtores da região, de forma que o evento foi planejado de forma participativa e voltado aos desafios apresentados, contando com a participação de especialistas renomados nos quatros segmentos priorizados nesta primeira edição do Seminário.