ASN CE Atualização
Compartilhe

Centro Sul promove I Seminário AgroConexão

Realizado pelo escritório Centro Sul, o evento foi estruturado com o objetivo de trazer novas oportunidades para os produtores
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
O Escritório do Sebrae/CE no Centro Sul promoveu o I Seminário AgroConexão da Região, evento direcionado ao segmento do agronegócio, veio reforçar a vocação natural do território que, atualmente, se caracteriza como um dos principais polos produtivos do setor, e que já é, historicamente, priorizado pelo Sebrae/CE em suas iniciativas voltadas para o segmento.

Nesta primeira edição do AgroConexão Centro Sul, realizada nos dias 21 e 22, IFCE de Iguatu – Campus Cajazeiras, foram contempladas na programação as cadeias produtivas da Apicultura, Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Ovinocaprinocultura, reconhecidas como as mais pujantes da Região. O evento foi pensado com o propósito de trazer, ao conhecimento dos produtores, as principais tendências nas áreas de inovação e sustentabilidade, relacionadas a estas cadeias produtivas.

O I Seminário AgroConexão Centro Sul, foi realizado no formato de palestras, com uma programação específica para cada cadeia produtiva e temas transversais contemplando a necessidade de um conhecimento mais aprofundado para os produtores.

Ao todo, foram realizadas 19 palestras contando com 19 facilitadores e 2 cases de sucesso. Além da programação técnica, o evento contou com uma exposição de laboratórios itinerantes, sendo um sobre a “Qualidade do Leite”, pertencente à Fazenda Canteiros, e outro laboratório, de “Análise de Solos”, pertencente ao IFCE de Iguatu. Juntos, eles fizeram demonstrações e, também, pontuaram importância dessas análises para os referidos segmentos.

Esta primeira edição do Seminário contou com 252 participantes, sendo eles produtores rurais, estudantes e instituições parceiras vindos dos municípios de: Acopiara, Antonina do Norte, Arneiroz, Cariús, Catarina, Cedro, Crato, Deputado Irapuan Pinheiro, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Jucás, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Pombal – PB, Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Senador Pompeu e Várzea Alegre.

Ao abordar, novamente, temas voltados à inovação e sustentabilidade, a iniciativa buscou despertar ações resolutivas para os principais gargalos das cadeias produtivas da apicultura, bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocaprinocultura.

Realizado pelo escritório do Sebrae/CE no Centro Sul, o evento foi estruturado com o objetivo de trazer novas oportunidades para os produtores da região, de forma que o evento foi planejado de forma participativa e voltado aos desafios apresentados, contando com a participação de especialistas renomados nos quatros segmentos priorizados nesta primeira edição do Seminário.