ASN CE Atualização
Compartilhe

Cedro dá a largada! Realizada a 1ª edição da FEMEC – Feira da Mulher Empreendedora de Cedro!

Com iniciativas como esta, o Sebrae/CE, através do seu Escritório Regional no Centro Sul, tem atuado como principal articulador e animador da iniciativa
Por Redaçao
ASN CE Atualização
Compartilhe
ilustração Suzana Sattamini

A manhã da quarta-feira (15/10) ficou marcada no calendário do Cedro como o ponto de partida de um novo ciclo de políticas e ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no município. No auditório da Secretaria de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, aconteceu o encontro de alinhamento e a palestra orientativa “Como Vender Mais e Encantar em Feiras e Eventos: Técnicas de Exposição e Atendimento ao Cliente”, voltada às mulheres inscritas na primeira edição da Feira da Mulher Empreendedora do Cedro (FEMEC).

O encontro reuniu empreendedoras locais e a Secretaria de Desenvolvimento da cidade, a agente de desenvolvimento do município e representantes do Sebrae/CE, que apresentaram a FEMEC como a marca de um programa estruturado de empreendedorismo feminino — uma iniciativa que vai além do evento e propõe um processo contínuo de formação, fortalecimento e conexão de negócios liderados por mulheres.

O programa nasce com o objetivo de promover o empoderamento e a autonomia financeira das mulheres do município. A presença do Sebrae/CE ativa a perspectiva de que essa autonomia será construída por meio do empreendedorismo, da qualificação e do acesso a mercados.

A FEMEC se propõe a ter edições mensais e uma trilha permanente de formação, organizada em quatro eixos como:

•             Comportamento empreendedor: foco em atitudes e mentalidades que impulsionam resultados;

•             Gestão de negócios: fortalecimento da organização financeira e administrativa;

•             Técnicas produtivas: aprimoramento de processos e da qualidade dos produtos;

•             Marketing e mercado: estratégias de comunicação e acesso a novos públicos.

“A FEMEC é um programa permanente de estímulo ao protagonismo feminino, para qualificar, amadurecer e conectar negócios locais às oportunidades do mercado”, destacou o representante do Sebrae/CE durante a abertura do evento.

-

As participantes demonstraram entusiasmo e engajamento, reconhecendo na FEMEC uma oportunidade real de crescimento, aprendizado e visibilidade para seus empreendimentos.

FEMEC

Com todo esse planejamento e preparativos, a FEMEC foi realizada no dia 18 de outubro, na Praça Matriz, integrando a programação da Semana do Município de Cedro, que aconteceu de 15 a 20 de outubro— uma iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura do município, em parceria com o Sebrae/CE, o SENAC, o Banco do Nordeste e o Ceará Credi.

O evento ofereceu espaço para exposição e vendas de produtos, atrações artísticas, divulgação institucional, oficinas de qualificação e certificado de participação para todas as expositoras. As inscrições foram gratuitas.

Sebrae: animador do desenvolvimento local

Com iniciativas como esta, o Sebrae/CE, através do seu Escritório Regional no Centro Sul,  tem atuado como principal articulador e animador da iniciativa, apoiando o município na formação das empreendedoras, na estruturação do programa FEMEC e no planejamento das ações da Semana do Município, que foi palco do debate temas  voltados ao crédito, inovação, educação empreendedora e valorização dos negócios locais, consolidando Cedro como um território fértil para o empreendedorismo e a inovação no Centro-Sul cearense.

A presença do Sebrae/CE se dá, não apenas por meio de palestras e consultorias, mas com iniciativas que têm o propósito de construir um ambiente de negócios mais inclusivo, inovador e sustentável para as mulheres de Cedro.

-