Fotos: Carlos Gibaja e Hiane Braun – Casa Civil
Cerca de 432 concludentes do curso de panificação social Amor na Massa, do programa Ceará Sem Fome, foram certificados nesta segunda-feira (26), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O programa é uma política permanente do Governo do Estado de enfrentamento à insegurança alimentar.
Na oportunidade, estiveram presentes o governador Elmano de Freitas; o ministro da Educação, Camilo Santana; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; a primeira-dama do Brasil, Janja Silva; a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas; entre outras autoridades. Ao todo, foram certificadas 30 turmas do curso de panificação realizado dentro do eixo +Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome. As turmas formadas contemplam os municípios de Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama.
O curso, promovido em parceria com os Institutos Centec e Aço Cearense, tem como objetivo qualificar beneficiários e beneficiárias do Ceará Sem Fome para o mercado de trabalho, promovendo a autonomia financeira por meio do empreendedorismo.Para isso, a iniciativa oferece oficinas práticas e acompanhamento técnico para a produção de massas artesanais, como pães, bolos salgados e biscoitos.
Lançado em junho de 2023, o Ceará Sem Fome possui três frentes: o cartão no valor de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas, com mais de 130 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além de atuar no eixo +Qualificação e Renda, com o apoio do Sebrae/CE, para que beneficiários e beneficiárias tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo.
“Nós podemos falar com muito orgulho que o Ceará, que já tinha o Mais Infância, o Vale Gás, teve o reforço do Bolsa Família com o presidente Lula. E nós criamos o Ceará Sem Fome, que daqui a pouco vai produzir 150 mil refeições. Não vamos parar um dia, um segundo, enquanto tiver um irmão nosso sem direito à alimentação”, declarou o governador Elmano de Freitas

O governador destacou, ainda, que mais de 624 mil cearenses superaram a pobreza e a extrema pobreza nos últimos dois anos. O levantamento consta na Pesquisa Suplementar Anual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, a meta do eixo de qualificação é capacitar mais de 55 mil pessoas nos próximos anos. “Cada conquista desse programa é fruto de uma construção coletiva, das parcerias que alimentam gratidão. Mais de dez mil pessoas já foram qualificadas em cursos de construção civil e gastronomia nas periferias do nosso Ceará”, ressaltou Lia de Freitas, informando que o programa também tem parceria com o Sebrae/CE para auxiliar aqueles que desejam empreender. A iniciativa busca gerar oportunidades de inclusão social, geração de renda e desenvolvimento local sustentável, além de capacitar e apoiar o empreendedorismo.
Na oportunidade, Lia de Freitas homenageou Janja Silva com o título de Embaixadora do Ceará Sem Fome. A primeira-dama do Brasil já atua como Embaixadora da Alimentação Escolar do Brasil. Janja falou sobre a importância do Ceará Sem Fome, pontuando que o combate à insegurança alimentar é uma luta dela e uma causa de vida para o presidente Lula. “Eu como promotora da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza sei o quanto iniciativas como o Ceará Sem Fome são necessárias e representam um avanço nas políticas para a erradicação das desigualdades em nosso país e no mundo”, enfatizou.
Antes da certificação no Centro de Eventos, Janja Silva esteve no território do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, onde visitou uma escola indígena e uma cozinha do Ceará Sem Fome. Também presente na certificação, o ministro da Educação reforçou o compromisso do Governo Federal com a segurança alimentar dos estudantes brasileiros.

“Uma das primeiras ações que o presidente Lula fez quando assumiu a presidência da República, nesse terceiro mandato, foi reajustar o valor da merenda escolar em 39%. Há seis anos não tinha reajuste nesse país”, disse Camilo Santana.