ASN CE Atualização
Compartilhe

Fortaleza recebe a maior vitrine de negócios do Nordeste em outubro

A Feira do Empreendedor 2025 reunirá inovação, conhecimento e oportunidades para impulsionar pequenos negócios no estado
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

O Ceará volta acender os holofotes para sua vocação empreendedora. De 8 a 10 de outubro, o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, será transformado em uma verdadeira cidade do empreendedorismo com a realização da Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae/CE. Com estrutura inédita dedicada a quem faz, movimenta e transforma a economia cearense, o evento visa reunir, em uma área de 13.500 m², milhares de empreendedores em busca de conhecimento, conexões estratégicas e novas oportunidades de negócios.

Mais de 30 mil visitantes são esperados para três dias de programação intensa que inclui palestras magnas, arenas de conhecimento, mentorias, rodadas de negócios, consultorias especializadas e ambientes interativos. O evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrição, se consolida como um marco para o desenvolvimento econômico e para o fomento ao turismo de negócios no estado.

Organizada em eixos temáticos, a Feira oferece conteúdos e experiências para cada perfil de empreendedor, desde quem busca abrir o primeiro negócio até quem já gere uma empresa consolidada. Os participantes terão acesso a orientações práticas e soluções em áreas como gestão empresarial, transformação digital, sustentabilidade, marketing, finanças, exportação e comportamento empreendedor. A programação traz ainda ambientes dedicados a temáticas emergentes como empreendedorismo feminino, jovem, economia criativa, agronegócios e marketing digital.

A edição 2025 destaca ambientes que se conectam às principais transformações do mercado. No Espaço Gestão Empresarial, os visitantes encontram ferramentas para eficiência e liderança. O Espaço Transformação Digital oferece uma imersão prática em soluções tecnológicas que ampliam a competitividade das empresas na era digital. Já o Espaço Sustentabilidade propõe reflexões e práticas para negócios mais responsáveis e competitivos. Com um espaço destinado a Oportunidades de Negócios, empresas expositoras apresentarão produtos, serviços e maquinários, estimulando parcerias comerciais e a ampliação de mercados.

Integrando tudo isso, o Território Empreender apresenta o mosaico das vocações produtivas do estado, conectando iniciativas locais e fortalecendo o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

Impacto social e econômico

O evento reflete a vocação empreendedora do Ceará. Em todo o estado os pequenos negócios foram responsáveis por quase 80% do saldo de empregos formais em 2024. Ao reunir micro e pequenos empresários, empreendedores individuais, investidores e futuros donos de negócios, a Feira se consolida como engrenagem primordial para o crescimento sustentável do estado.

Segundo o Sebrae/CE, a proposta do evento é estimular o surgimento de novos negócios, apoiar a diversificação e a expansão de empresas já existentes, além de fortalecer a cultura empreendedora. “A Feira do Empreendedor é um espaço de troca de experiências e de acesso a soluções concretas para os desafios de quem empreende. Com iniciativas como esta, o Ceará mostra sua potência e se projeta para o futuro”, reforça a instituição.

Sustentabilidade como pilar

Reforçando o compromisso com a responsabilidade socioambiental, nesta edição, a Feira do Empreendedor adota práticas de gestão sustentável, incluindo a redução do uso de papel, incentivo à coleta seletiva, otimização do consumo de energia e reutilização de materiais de montagem. Além disso, parte da programação será dedicada a sensibilizar empreendedores sobre como a sustentabilidade pode se transformar em diferencial competitivo e ampliar as oportunidades de mercado.

Ao se consolidar como um evento sustentável, a Feira reafirma que o futuro dos negócios passa pela inovação aliada ao respeito ao meio ambiente e pela construção de uma economia mais equilibrada e consciente.