O BTM – Brazil Travel Market 2025, maior evento do Norte e Nordeste voltado para o setor turístico e que acontece nos dias 23 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, vai abrir a sua programação com ações de impulsionamento de negócios e conexões, realizando uma rodada de negócios exclusiva entre 200 agentes de viagens e 20 fornecedores, prometendo intensificar as relações entre agentes de viagens e marcas nacionais e internacionais. A iniciativa, que será realizada nas salas 4 e 5 do mezanino, tem o objetivo de estimular o networking e gerar novas oportunidades comerciais dentro de um formato dinâmico e produtivo.
Na Rodada BTM, cada fornecedor terá cinco minutos para apresentar seus produtos a uma mesa com dez agentes de viagens. Um cronômetro marca o tempo de interação, indicando o momento da troca e garantindo ritmo, objetividade e eficiência nas negociações. “A rodada de negócios é uma das ações mais aguardadas do BTM porque conecta de forma direta fornecedores e agentes de viagens em um ambiente objetivo e qualificado. Esse formato, que já faz sucesso no BBC Connections, garante dinamismo, produtividade e resultados concretos para quem participa”, afirma Claudio Junior, CEO da BBC Eventos.
Os agentes participantes da rodada serão exclusivamente os integrantes das caravanas oficiais do BTM 2025, que deve reunir mais de cinco mil profissionais do turismo, entre operadores e agentes de viagens, além de mais de 100 estandes de marcas nacionais e internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial: www.btmbrazil.com.br.
Na oportunidade, o Ceará estará representado por suas oito Rotas Turísticas e pelas empresas de esportes aquáticos que estão sendo apoiadas pelo Sebrae/CE.
ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções, roteiro que liga três estados do nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do kitesurf, entre outros esportes náuticos. Compreendendo as Praia de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha no Ceará, passando pelas praias de Cajueiro da Praia, Luís Correia e o Delta do Parnaíba no Piauí e os Lençóis Maranhenses no Maranhão. A rota cobre um trecho de 14 cidades litorâneas entre os três estados, totalizando 500 km de percurso.
ROTA VERDE DO CAFÉ
Completando dez anos, a Rota Verde do Café é um roteiro turístico no Maciço de Baturité, que celebra a história e a cultura do café na região, oferecendo experiências como visitas a sítios de produção, ao museu ferroviário e ao mosteiro, além de ricas paisagens naturais e refeições em casarões que remontam aos tempos áureos da cafeicultura local e uma culinária que tem o café como presença permanente nos cardápios. Englobando os municípios de Guaramiranga, Pacoti, Baturité e Mulungu, todos na Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité, o roteiro, apoiado pelo Sebrae/CE, busca integrar a história do café à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região.
ROTA DAS FALÉSIAS

A Rota das Falésias é um roteiro turístico no litoral leste do Ceará, destacando locais como Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Este percurso oferece a oportunidade de explorar belezas naturais, praias, dunas, lagoas e a rica cultura local, sendo uma experiência tanto para quem busca aventura quanto para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. A Rota das Falésias é caracterizada por falésias coloridas, dunas e praias que variam de agitadas a desertas e intocadas. Além da beleza natural, o roteiro inclui a cultura local, o artesanato, a culinária e diversas opções de lazer, como esportes de aventura.
ROTA DAS TRADIÇÕES

Sebrae Ceará fortalece o turismo no Centro-Sul com a Rota das Tradições. O escritório regional do Sebrae/CE na região exerce um papel fundamental na estruturação da rota, que tem dado um novo direcionamento turístico para o local. A Rota das Tradições envolve quatro municípios da região: Iguatu, Icó, Jucás e Orós. Cada cidade traz consigo um conjunto de atrativos que refletem a diversidade cultural, histórica, gastronômica e religiosa do Centro-Sul. Valorizar a cultura, a história e a identidade local tem sido um dos principais caminhos para fomentar o turismo e o empreendedorismo em diversas regiões do Ceará. No Centro-Sul do estado, essa missão vem ganhando força com a criação e estruturação da Rota das Tradições, iniciativa que conta com o apoio do seu escritório regional sediado em Iguatu.
ROTA CARIRI

Com cultura viva, religiosidade pulsante e uma natureza que impressiona, a região do Cariri é hoje uma das grandes protagonistas do turismo no Ceará. E esse protagonismo ganhou ainda mais força com a consolidação da Rota Cariri, projeto estruturado em parceria entre Governo do Estado, Sebrae Ceará e instituições culturais para impulsionar o turismo nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. Mais do que um roteiro turístico, trata-se de uma iniciativa que integra história, identidade e desenvolvimento econômico, tendo o Sebrae Ceará como agente ativo desde o início dessa trajetória. “A participação do Sebrae/CE na rota turística iniciou nos anos 90. O Sebrae foi protagonista na criação da rota e começamos esse trabalho por meio de fóruns para discutir o potencial turístico da região”, relembra Antônio Aucélio de Souza Filho, analista do Escritório Regional do Cariri. Desde então, a atuação da instituição tem sido contínua, articulando projetos, qualificando empreendimentos e fortalecendo governanças locais.
ROTA MIRANTES DA IBIAPABA

Belezas naturais, clima agradável, experiências únicas e um Sebrae presente para impulsionar o turismo e os pequenos negócios. Essa é a combinação que tem feito da Rota Mirantes da Ibiapaba um dos roteiros mais promissores do Ceará. Com atuação coordenada pelo Escritório Regional do Sebrae Ceará em Tianguá, o projeto conecta nove cidades da Chapada da Ibiapaba em torno de uma proposta de turismo sustentável, colaborativo e inovador. A Ibiapaba já é reconhecida por seu clima serrano, mirantes impressionantes, cachoeiras, trilhas, gastronomia afetiva e patrimônio cultural rico. Mas foi a partir de 2021, com o reconhecimento oficial da Rota no Circuito Turístico do Ceará, que o território passou a ser trabalhado como destino turístico estruturado, com identidade própria e forte protagonismo do setor produtivo local.
ROTA SERTÃO MONUMENTAL

A Rota Sertão Monumental está ligada ao Geoparque Sertão Monumental, um projeto que visa a preservação e valorização do patrimônio geológico e natural da região. É uma iniciativa, apoiada pelo Sebrae Ceará para promover o turismo na região do Sertão Central do Ceará, valorizando seus monumentos naturais, como os monólitos de Quixadá, e o turismo rural e cultural. O projeto busca fortalecer a economia turística da área, oferecendo oportunidades para pequenos negócios e empreendedores do setor, e posicionando o Sertão Central como um destino de experiências únicas. Valorizar os atrativos naturais e culturais da região, especialmente os monólitos e o Geoparque Sertão Monumental, criar e impulsionar oportunidades de negócios para o setor de turismo e empreendedores locais, posicionar o Sertão Central como um destino turístico competitivo e sustentável e promover o turismo de experiência, além de focar em experiências turísticas únicas e monumentais para os visitantes.
ROTA COSTA DOS VENTOS

TURISMO NÁUTICO
O estande do Sebrae/CE na BTM vai abrigar, também, as empresas de esportes náuticos. O Sebrae/CE tem investido no turismo náutico como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e turístico no Ceará, especialmente em Fortaleza, por meio de apoio a eventos, capacitação de empreendedores e promoção de parcerias. As iniciativas visam integrar esportes náuticos, como kitesurf, windsurf e stand up paddle, ao turismo de experiência, além de qualificar o setor e impulsionar a economia local. SERVIÇO
As inscrições para o BTM são gratuitas e podem ser feitas no site oficial: www.btmbrazil.com.br