Oito entre dez brasileiros querem sair às compras na Black Friday. É o que aponta uma pesquisa da plataforma de e-commerce Mercado Livre. De acordo com o levantamento, 85% das pessoas devem gastar na compra de produtos nos dias próximos a 29 de novembro. O resultado é cinco pontos percentuais superior ao apurado no ano passado. A maioria dos consumidores (70%) já está planejando o que deve comprar e o cartão de crédito (54%) e o pix (19%) aparecem como as formas de pagamento que serão mais utilizadas.
Por isso, se o empreendedor ainda quiser aproveitar o momento para faturar um pouco mais com essa data comercial que já se consolidou no calendário brasileiro, o Sebrae garante o acesso a uma série de conteúdos que possibilitam que o pequeno negócio seja inserido no mercado digital. São capacitações on-line, mentorias, consultorias e cursos voltados para a gestão de negócios digitais. Confira aqui.
Atualmente, a instituição possui parcerias estratégicas com grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Getninjas, que facilitam o acesso dos pequenos negócios ao comércio digital, oferecendo estrutura, visibilidade e suporte técnico. Além disso, o Sebrae conta um convênio com os Correios para apoiar na digitalização dos pequenos negócios, proporcionando um suporte adicional para questões logísticas.
Outro parceiro que vai reforçar os esforços em prol dos empreendedores é o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) que firmou uma parceria com a Amazon Brasil para capacitar os donos de pequenos negócios e impulsionar o e-commerce.
Segundo o gestor de mercado digital do Sebrae Nacional, William Almeida, muitos negócios ainda não estão totalmente integrados às plataformas digitais, o que abre um vasto campo de oportunidades. “O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras on-line e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”, destaca.
Em relação às vendas neste fim de ano, o gestor do Sebrae orienta ainda melhorar a presença do pequeno negócio no ambiente digital, com as redes sociais, reforçar a logística das entregas para proporcionar uma experiência positiva ao cliente e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas do mercado voltadas ao marketing, gestão e vendas.
Intenção de consumo
De acordo com a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense realizado pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), 38,6% dos consumidores da capital cearense estão dispostos a ir às compras durante a Black Friday 2024, com potencial de faturamento de R$ 388 milhões no comércio online e físico.
O levantamento aponta que as principais motivações dos consumidores de Fortaleza para comprar durante a Black Friday são, em sua maioria, voltadas para aproveitar as promoções de itens necessários, com 75,3% dos entrevistados afirmando que pretendem aproveitar os preços mais baixos de produtos que estão precisando. Além disso, 14,8% dos consumidores indicaram que irão aproveitar as ofertas para antecipar as compras de presentes do Natal.
O potencial de consumo projetado mantém o evento como o terceiro mais importante para o varejo, servindo como fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano. Em comparação com anos anteriores, 32,5% dos consumidores planejam gastar menos este ano, enquanto 27,9% planejam gastar mais.
Produtos
Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio-CE, os itens mais procurados para esta data incluem eletrodomésticos (30,9%), roupas e artigos de vestuário (22,8%), calçados (21,0%), eletrônicos (16,3%), artigos para o lar (10,2%) e celulares e smartphones (9,6%). A presença de itens de consumo duráveis e com maior valor agregado estão relacionados com a preferência pelo parcelamento como meio de pagamento, uma vez que 62,2% dos consumidores afirmam que utilizarão essa forma de pagamento, sendo o cartão de crédito o meio mais popular, citado por 59,4% dos entrevistados.
Quanto à data da compra, 53,4% dos ouvidos pelo levantamento afirmam a disposição para comprar na semana da Black Friday, aproveitando as ofertas antecipadas, enquanto 26,8% pretendem comprar na própria data, que este ano ocorrerá no dia 29 de novembro.