Com o projeto “Circula Baturité”, desenvolvido em parceria com o Escritório do Sebrae na Região, o prefeito Herberlh Mota, venceu a etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na Categoria Inovação e Sustentabilidade. A premiação reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades que foram à Brasília para reconhecer os gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.
Prefeito Herberlh Mota, de Baturité, venceu a etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na Categoria Inovação e Sustentabilidade
Os demais vencedores nacionais da premiação foram: na categoria Compras Governamentais, o prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT), com o projeto “Empreende Guarantã”. Na categoria Desburocratização, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com a iniciativa “Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada”. Em Marketing Territorial e Setores Econômicos, o projeto “Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência” consagrou o prefeito Rômulo Rippa, do município paulista (SP). Como Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeita Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA), com o projeto “Educar para Empreender”. Na Sala do Empreendedor, o prefeito José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), venceu com o projeto “As Casas do Empreendedor transformando Queimadas”.
Como vencedor da categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, levou a melhor o prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR), com o projeto “SRI NP – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro”. Como participantes da iniciativa, constam os prefeitos dos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Bráz. Por fim, na categoria Cidade Empreendedora da Região Centro-Oeste foi escolhido o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS) com o projeto” Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação”. Na Região Nordeste, o vencedor foi o prefeito Renato Rezende Rocha Filho, de Pilar (AL) com Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora. Na Região Norte, o projeto Barcarena Business, de Barcarena (PA), rendeu o reconhecimento ao prefeito José Renato Ogawa Rodrigues. O projeto Niterói Empreendedora: Cidade de Oportunidades, sagrou vencedor da Região Sudeste o prefeito Axel Schmidt Grael. Na Região Sul, o prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, levou a melhor com o projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades.
O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo parabenizou o prefeito de Baturité, Herberlh Mota pela conquista, ressaltando a sensibilidade do gestor em colocar temas tão importantes para a sociedade como a sustentabilidade e a inovação como prioridades de sua gestão. Cartaxo aproveitou ainda para destacar a força da Região Nordeste na premiação. “Das oito categorias do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, metade foi conquistada por prefeituras nordestinas, mostrando que, parafraseando Euclídes da Cunha, o nordestino é antes de tudo um empreendedor”.
Dados do PSPE 2022
O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.
Entenda a competição
O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.
A iniciativa tem a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), CFC, Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Municípios (CNM), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), FENACON, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Fórum Permanente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Observatório Social do Brasil (OBS). Também são parceiros do Prêmio o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Economia por meio da Secretaria de Gestão e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.