Existe uma teoria no futebol que diz que em time que está ganhando não se mexe. Será mesmo? Será que todos os meus adversários irão jogar contra mim da mesma forma?
Será que meu adversário irá jogar mais na defensiva ou de forma mais agressiva no ataque? Será que a estratégia coletiva irá nos conduzir rumo à vitória ou esta é uma partida que depende do talento de um jogador solo?
O fato é que os resultados positivos do passado não garantem o sucesso no futuro. Muitas vezes é bem mais confortável nos acomodarmos com frases do tipo: Ah, mas acontece que sempre foi assim!
Não percebemos que afirmações como esta podem ser uma verdadeira armadilha no mundo dos negócios, especialmente em uma realidade atual em que tudo muda com muita velocidade.
Cada partida é única, jogadas repetidas não garantem o gol, nem muito menos a vitória – o antigo te aquece como uma velha memória, mas não te desafia a crescer. O público admira as táticas antigas, mas é nas novas estratégias que se surpreende e se ganha o coração do público rumo à vitória, pois a porta do crescimento só se abre para aqueles que estão dispostos a se reinventar, a inovar e a ousar ser diferente dia após dia.
O filósofo Heráclito de Éfeso já dizia: “Nada é constante, exceto a mudança”. Dito isto, uma habilidade essencial que deve fazer parte das características de um empreendedor é a capacidade de adaptar-se às mudanças. Gerir um negócio, independente do segmento ou porte, exige dos empresários muita resiliência para aprender e desaprender constantemente, sem apegos aos sucessos do passado e totalmente consciente de que errar é humano e faz parte do processo de inovação.
Mas o empreendedor não pode e nem deve trabalhar sozinho, pois, parafraseando Apresto: “A colaboração é o motor que impulsiona a inovação.” Contar com a equipe e trocar experiências com outros empreendedores pode gerar perspectivas diferenciadas e essenciais para gerar soluções criativas e transformar desafios em oportunidades, afinal, compartilhar visões e conhecimento é multiplicar oportunidades novas e capazes de gerar transformação na vida dos clientes.
Se o empreendedor é o treinador e os colaboradores são o time, o cliente é a torcida. Quando você conquista o coração dele, ele estará sempre ao seu lado. O mundo dos negócios – assim como uma partida de futebol – precisa ser construído com o novo, em que empreender significa inovar constantemente, e isto exige coragem para abandonar o conhecido. A verdadeira inovação surge quando se decide abrir novas portas e não apenas as já conhecidas. Portas antigas são sua história, portas novas te abrem para o futuro.
Autores:


Mayara Oliveira | Analista de Negócios do Escritório Regional do Vale do Jaguaribe do Sebrae/CE
