Cerca de 100 artesãos e artesãs das diversas regiões do Ceará participaram nos dias 3 e 4 de abril, no Terrazo Shopping, no Eusébio, de uma rodada de negócios com compradores locais e nacionais. A iniciativa faz parte da parceria entre Sebrae/CE e Federação das Cooperativas e Associações dos Artesãos do Ceará (Fecarce).
A ação tinha o objetivo principal de proporcionar visibilidade e gerar oportunidades de negócios para os artesãos cearenses, facilitando a criação de parcerias comerciais com compradores locais e de outros estados, além da expansão do mercado para os produtos artesanais cearenses.
Os lojistas que participaram da rodada eram do Ceará e de outras cidades do país, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe e Recife. Eles puderam conhecer e negociar diretamente com os artesãos produtos em diversas tipologias, como madeira, cerâmica, palha, bordados, rendas, crochê, filé, renascença, bilro, entre outros.
Para a presidente da Fecarce, Angelice Custódio, a perspectiva é que o resultado final da rodada deste ano tenha superado a movimentação do ano passado, quando foram gerados cerca de R$ 800 mil em negociações. “Este ano, nossa expectativa é ainda maior, pois tivemos uma maior participação de artesãos e de compradores”, destaca.
De acordo com a gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/CE, Cattleya Guedes, a parceria com a Fecarce está inserida no contexto do programa do CRIAR/CE, programa de Artesanato desenvolvido pela instituição no estado. Além da rodada de negócios, segundo ela, a iniciativa envolve ainda ações de capacitação e consultorias para os artesãos cearenses.

“Com esta parceria com a Fecarce estamos iniciando o Ceará + Artesanal, dentro das ações do CRIAR/CE. Iniciamos pela Rodada de Negócios, que abre mercado para o artesanato cearense, proporcionando não apenas a venda durante o evento, como a geração de encomendas para produção nos próximos seis meses, garantindo renda para estes artesãos”, destaca a gestora do Sebrae/CE.
-