ASN CE Atualização
Compartilhe

Artesãos cearenses participam da 24 FENEARTE, em Pernambuco

A comitiva de artesãos levadas pelo Sebrae/CE vai mostrar, em terras pernambucanas, as inovações da produção local.
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe

Até 14 de julho, artesãos das regiões Norte, Metropolitana, Cariri, Baixo Jaguaribe e Sertões de Crateús estão participando da 24° FENEARTE-Feira Nacional de Negócios do Artesanato –, realizada pela ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda/PE.

Considerada uma das maiores feiras do gênero da América Latina, ela dispõe de 700 estandes, mais de 5 mil expositores vindos de todo Brasil e do exterior, devendo gerar R$ 43 milhões durante os 12 dias de evento e atraindo mais de 300 mil visitantes, a comitiva de artesãos levadas pelo Sebrae/CE vai mostrar, em terras pernambucanas, as inovações da produção local.

Este ano, a feira tem como tema “Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente”, em referência à capacidade dos artesãos de “tocar” as pessoas. Além dos estandes de vendas, o evento terá exposições, concurso e desfiles de moda, apresentações musicais e outras atividades. Inclusive espaços especiais como o Espaço Janete Costa, Salão de Arte Popular Ana Holanda, Salão de Arte Popular Indígena e Galeria de Reciclados.

Com um investimento de R$ 15 milhões e realizada pelo Governo do Estado de Pernambuco, a ideia da feira é montar um grande painel sobre o artesanato brasileiro, as principais tendências e evolução. Dividida em várias aeas, o evento vai contar om:

Alameda dos Mestres: O local, que reúne mais de 60 mestres da arte popular, vai incluir mais dois nomes, Nicinha, de Caruaru, e Saúba, de Jaboatão dos Guararapes.

Antes chamado de “Passarela Fenearte”, o setor vai continuar ocupando o Mezanino do Centro de Convenções e, além dos desfiles, terá outras atividades. Entre elas, está o Desafio Moda Autoral de Pernambuco (MAPE), um concurso para estudantes de moda de universidades do estado.

Cozinha Fenearte: As aulas de gastronomia passam a ser temáticas. Neste ano, o tema é queijo coalho e, no local, chefs pernambucanos vão preparar pratos com o ingrediente na frente do público. O objetivo, de acordo com o governo, é iniciar um movimento no sentido de tornar a iguaria patrimônio cultural imaterial.

Exposição sobre Mestre Nado:A edição terá também uma exposição sobre a obra de Mestre Nado, artesão olindense conhecido por produzir instrumentos musicais com barro. A mostra será realizada no Mezanino do Centro de Convenções, onde também acontecem as oficinas.

Escola de Economia Criativa: Durante a Fenearte, será lançada a Escola de Economia Criativa, que vai oferecer consultoria em curadoria para gestores das prefeituras e associações participantes do evento.

Serviço

24ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato

Data: 3 a 14 de julho de 2024

Local: Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)