
Gilmar Martins, artesão da Comunidade de Carqueijo, situado no distrito de Mucambo/CE, decidiu expandir seus negócios e inaugura neste final de 2025, uma loja com seus produtos no Centro Fashion de Fortaleza (situada no Setor Roxo, Rua Cel. Ferraz, loja 3149). O espaço pretende dar oportunidade de comercialização não só ao artesanato de Carqueijo, mas deverá ser um local aberto para exibir e divulgar a produção de artesãos de todo o Estado.

Os artesãos de Carqueijo estão divididos em aproximadamente 40 famílias, que unem os saberes locais e fortalecem a organização coletiva. Vários destaques de reconhecimento a comunidade já conquistou através de seus líderes Isaias Martins e, na sucessão famíliar, o seu filho, o artesão Gilmar Martins.

Chegando em Carqueijo você tem a oportunidade de conhecer, na própria comunidade, uma lojinha em homenagem à avó dos dois artesãos. É o Centro de Artesanato Ana Sancho Martins, onde as pessoas podem apreciar e adquirir produtos artesanais decorativos e utilitários. Vale lembrar que, alguns desses produtos chegaram a ser exportados para outros países e também foi implantada uma unidade de tecelagem em Cabo Verde, na África.

Francisco Gilmar Martins vem, há anos, contribuindo para o crescimento da comunidade, e hoje se propõe a levar até a capital cearense, uma loja com produtos artesanais. As experiências obtidas desde a produção, bem como todas as experiências de vendas dos produtos nas feiras locais e nacionais tem tido o apoio do Sebrae/CE e CEART, além das capacitações produtivas e gerenciais proporcionadas por estas entidades que ajudaram a consolidar a implantação de um ponto avançado na comercialização de produtos através da loja física em Fortaleza, local de grande fluxo comercial.
Como reconhecimento do trabalho, a Comunidade ganhou, por três vezes consecutivas, o Prêmio SEBRAE Nacional TOP 100 do artesanato e o Prêmio Aliança Empreendedorismo Comunitário (Curitiba – PR). Outro aspecto importante é que o artesão teve oportunidade de ministrar cursos de tecelagem em outros municípios cearenses.
Enfim, a trajetória da Comunidade de Carqueijo é marcada por forte vínculo com tradições artesanais familiares, organização coletiva, prêmios nacionais de grande prestígio, expansão internacional e ações de capacitação que viabilizaram a sustentabilidade econômica da comunidade.

