ASN CE
Compartilhe

Artesão de Carqueijo, da comunidade de Mucambo, expande seu artesanato para Fortaleza

Ele inaugurou no final de 2025 uma loja com seus produtos no Centro Fashion, em Fortaleza
Por Redação
ASN CE
Compartilhe
O artesão Gilmar Martins

Gilmar Martins, artesão da Comunidade de Carqueijo, situado no distrito de Mucambo/CE, decidiu expandir seus negócios e inaugura neste final de 2025, uma loja com seus produtos no Centro Fashion de Fortaleza (situada no Setor Roxo, Rua Cel. Ferraz, loja 3149). O espaço pretende dar oportunidade de comercialização não só ao artesanato de Carqueijo, mas deverá ser um local aberto para exibir e divulgar a produção de artesãos de todo o Estado.

A comunidade de Carqueijo, no distrito de Mucambo (CE), desenvolveu-se tradicionalmente com base na tecelagem manual, transmitida de geração em geração. A produção de peças como jogos americanos, redes de descanso, tapetes e crochês é feita utilizando fibras naturais de bananeira e coqueiro, respeitando os princípios da Sustentabilidade.

Os artesãos de Carqueijo estão divididos em aproximadamente 40 famílias, que unem os saberes locais e fortalecem a organização coletiva. Vários destaques de reconhecimento a comunidade já conquistou através de seus líderes Isaias Martins e, na sucessão famíliar, o seu filho, o artesão Gilmar Martins.

Chegando em Carqueijo você tem a oportunidade de conhecer, na própria comunidade, uma lojinha em homenagem à avó dos dois artesãos. É o Centro de Artesanato Ana Sancho Martins, onde as pessoas podem apreciar e adquirir produtos artesanais decorativos e utilitários. Vale lembrar que, alguns desses produtos chegaram a ser exportados para outros países e também foi implantada uma unidade de tecelagem em Cabo Verde, na África.

Francisco Gilmar Martins vem, há anos, contribuindo para o crescimento da comunidade, e hoje se propõe a levar até a capital cearense, uma loja com produtos artesanais. As experiências obtidas desde a produção, bem como todas as experiências de vendas dos produtos nas feiras locais e nacionais tem tido o apoio do Sebrae/CE e CEART, além das capacitações produtivas e gerenciais proporcionadas por estas entidades que ajudaram a consolidar a implantação de um ponto avançado na comercialização de produtos através da loja física em Fortaleza, local de grande fluxo comercial.

Como reconhecimento do trabalho, a Comunidade ganhou, por três vezes consecutivas, o Prêmio SEBRAE Nacional TOP 100 do artesanato e o Prêmio Aliança Empreendedorismo Comunitário (Curitiba – PR). Outro aspecto importante é que o artesão teve oportunidade de ministrar cursos de tecelagem em outros municípios cearenses.

Enfim, a trajetória da Comunidade de Carqueijo é marcada por forte vínculo com tradições artesanais familiares, organização coletiva, prêmios nacionais de grande prestígio, expansão internacional e ações de capacitação que viabilizaram a sustentabilidade econômica da comunidade.

O resultado é um artesanato valorizado, enraizado na cultura cearense e reconhecido, tanto regional quanto nacionalmente — com histórico consolidado de resistência, inovação e desenvolvimento comunitário, e que teve forte apoio do SEBRAE/CE, através o Escritório Regional da Ibiapaba, além da CEART, como informa o analista do Sebrae Ibiapaba Tomaz Machado que fez o acompanhamento mais próximo deste artesão, bem como da Comunidade de Carqueijo, em Mucambo/CE.