Com a participação do Sistema Faec/Senar/CE e Sebrae, Será realizada nesta segunda-feira, 24/04, a partir das 9 horas da manhã, no auditório do UFCE de Ubajara, a primeira de uma série de encontros para discutir a expansão do Agronegócio ba Serra da Ibiapaba.
A ideia é que essas reuniões sejam mensais e itinerantes, reservando para cada cidade uma temática diferenciada. Nesse encontro de abertura a pauta será “Oportunidades de Negócios Nacionais e Internacionais da Cultura do Abacate”.
Vale lembrar que apesar de ser uma grande produtora de abacate, a Serra ainda não consegue suprir a demanda cearense pela fruta. Outra questão importante a se colocar são as possibilidades abertas com o plantio da variedade Avocado Hass, a mais consumida do mundo e que tem crescido na Ibiapaba.
Esse “avocado” (nome espanhol que significa abacate) é famoso, também, por ser o principal ingrediente do “guacamole”, uma iguaria típica da culinária mexicana “e que agrada aos paladares do mundo todo”.
Com a iniciativa que tem início agora, a ideia é investir no futuro e tornar a Ibiapaba, um Polo hortifruticultor de produtos nobres, entre os quais o mirtilo (também chamado de blueberry), já produzido e comercializado nas redes de supermercados de Fortaleza, além de tomates do tipo cereja e pimentões coloridos, também encontrados nas gôndolas das redes nacionais supermercadistas.
-
-