ASN CE
Compartilhe

Agente de Desenvolvimento Territorial do Ceará é um dos vencedores do prêmio Histórias de Quem Atende

A premiação do Sebrae reconheceu colaboradores e parceiros da instituição que se destacam no atendimento aos empreendedores em todo o país
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

O Agente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/CE na região de Jaguaribe, Romário Soares Barbosa, foi o vencedor da 7ª edição do Histórias de Quem Atende, na categoria Agente de Desenvolvimento. A premiação do Sebrae é um reconhecimento aos colaboradores e parceiros de todo o país que se destacam no atendimento aos empreendedores brasileiros. Ao todo, foram escolhidos 52 vencedores de Norte a Sul do país, entre mais de 1.300 inscrições realizadas.

Romário conquistou o primeiro lugar do país de sua categoria com o trabalho “Transformando Resíduos em Oportunidades: Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial no Vale do Jaguaribe”. “A Região do Jaguaribe, como muitas outras do nosso estado, enfrenta desafios significativos relacionados às mudanças climáticas e a gestão de resíduos sólidos. E é nesse cenário onde o desafio encontra oportunidade e onde o desenvolvimento territorial emerge como um farol de transformação”.

Como parte deste trabalho, o agente destacou a realização do Fórum Regional de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, movimento realizado em 2022 e 2023, contando com a participação de representantes de 16 municípios, dois consórcios de resíduos sólidos e atores dos setores público, privado, academia e terceiro setor. “A realização deste movimento em torno do tema da sustentabilidade tem sido crucial para o fortalecimento das políticas locais e regionais”, afirma Romário.

Para o articulador regional do Sebrae/CE, na região do Jaguaribe, Alcides Marques, essa premiação é um reconhecimento ao importante trabalho que vem sendo realizado na região na área da sustentabilidade. “Com esse trabalho estamos começando a conectar o tema da sustentabilidade, da questão ambiental, com a oportunidade de geração de renda para famílias que atuam nas organizações de catadores e ao mesmo tempo sensibilizando as empresas locais e a toda a sociedade em geral para a importância deste cuidado com o meio ambiente”.

Além do destaque para o trabalho, Alcides também apontou algumas qualidades de Romário, que tem influência direta no sucesso da ação que ele vem desempenhando na região. “Nosso Agente de Desenvolvimento é uma pessoa muito dinâmica, proativa, organizada e que gosta de estar nos municípios, de conversar com os diferentes atores e de fazer essa articulação que é a essência do serviço do agente territorial do Sebrae”.

Sala do Empreendedor

Outro destaque cearense na 7ª edição do Histórias de Quem Atende, foi a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município de Croatá, Iranilsa Amaral. Ela ficou entre as cinco primeiras colocadas do país na categoria Rede Parceira. Para o analista do escritório regional do Sebrae/CE na Ibiapaba, Johnw Mágulas, o resultado é fruto do trabalho de implantação e articulação das Salas do Empreendedor na região. “As Salas do Empreendedor vêm sendo um fundamental instrumento de desenvolvimento da nossa região. Temos orgulho de dizer que todos os municípios do território da Ibiapaba possuem Sala do Empreendedor”, destaca.

Já o analista da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae/CE, Alan Girão, fez questão de reforçar a importância do trabalho de atendimento para o apoio aos empreendedores. “Durante todos os anos, o Sebrae Ceará atende centenas de milhares de clientes. Essas interações nos marcam no dia a dia como atendente, mas principalmente inspiram e motivam nossos clientes a seguirem em frente com seu sonho de empreender”.

Segundo ele, uma premiação como Histórias de Quem Atende é uma forma de valorizar e destacar a atuação diária destas pessoas que se dedicam a prestar a melhor orientação e a ajudar os empreendedores a superarem os desafios da atividade empreendedora. “Ficamos muito felizes em poder reconhecer as histórias reais de clientes que, com ajuda de nossos parceiros de atendimento, conseguiram transformar sua realidade. O prêmio Histórias de Quem Atende é um agradecimento do Sebrae a cada atendente que se dedica a capacitar-se para nunca deixar o empreendedor sem uma resposta que permita além de resolver sua situação que demandou o atendimento, manter seu negócio ativo e inovador”.

Solenidade

A premiação da 7ª edição do Histórias de Quem Atende, que foi realizada em Brasília, com transmissão pelo canal do Sebrae no YouTube, foi apresentada por Milva Capanema e Pedro Machado, da Unidade de Relacionamento com o Cliente (URC). Durante a cerimônia, o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a relevância do projeto para a humanização das relações na Casa.

“Essa iniciativa revela a face mais visível e humana do Sebrae”, disse. “Vocês estão no front, cuidando de gente, e isso carrega um simbolismo importante. Só assim podemos montar uma solução para aquilo que os empreendedores querem encontrar”, reiterou. “As histórias de quem atende são uma oportunidade para cada colaborador enxergar os milhares de atendimentos que impactam diretamente a vida das pessoas.”

Já o presidente Décio Lima deixou uma mensagem em vídeo e parabenizou todos os participantes. “Esta sétima edição superou as metas, com quase 1.300 inscritos das 27 Unidades da Federação. O Sebrae reconhece a atuação de todos vocês que permitem que os pequenos se tornem competitivos, sustentáveis, inovadores e inclusivos”, pontuou.

O gerente da URC, Enio Pinto, também celebrou a importância da iniciativa e reafirmou que a cerimônia é a oportunidade de “celebrar e reconhecer o esforço e a dedicação de todos os que fazem parte dessa máquina de guerra que é o Sebrae”.

Para as pessoas que não ganharam, a gerente-adjunta da URC, Milva Capanema, aconselhou: “A vitória real está na participação, no contar a sua história. Essa sim é uma mudança de cultura, mostrar o que o atendimento faz por nossos clientes. Nosso prêmio está ficando cada vez maior, por isso, sintam-se empoderados e capazes”.

Premiação

Segundo a gestora nacional do Prêmio, a analista Fernanda Cavalcante, as novas categorias fizeram o prêmio ainda mais relevante, abrangente e inclusivo e adianta que a edição 2025 terá outras boas surpresas.

Os vencedores levaram para casa um notebook, troféu e a participação no evento RD Summit (com exceção das categorias: NPS Agências e UF com maior número de histórias reconhecidas na edição). Já os primeiros colocados participarão também de uma missão internacional.

Abaixo, veja a lista dos primeiros colocados em cada categoria:

CENTRAL NACIONAL DE RELACIONAMENTO

Karina Nascimento

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Renilda Vieira – RO

AGENTES

Romário Barbosa – CE (Agente de Desenvolvimento Territorial)

REDE PRÓPRIA – ATENDIMENTO A PROJETOS

Indyanelle Marçal – GO

PERRENGUES DE QUEM ATENDE

Vânia Brandão de Britto – AL

REDE PARCEIRA

Aparecida Vieira – SP

NPS – ATENDENTES

Valeria Maria Rijo – AL

NPS – AGÊNCIAS

Unidade de Relacionamento Empresarial – Sede Alagoas

REDE PRÓPRIA – ATENDIMENTO AO CLIENTE

Rosalva Jardim – PA