ASN CE Atualização
Compartilhe

ADETURF e Sebrae/CE promovem reuniões com gestores públicos dos municípios da Rota das Falésias

O roteiro turístico do Litoral Leste cearense é formado pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí
Por Redação
ASN CE Atualização
Compartilhe
Eusébio foi o primeiro município a receber o encontro promovido pela ADETURF

A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (ADETURF), com o apoio do Sebrae/CE, está promovendo encontros com os prefeitos dos oito municípios que integram o roteiro turístico do Litoral Leste. A iniciativa busca uma maior convergência de ações entre o poder público e a iniciativa privada visando o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo no território.

Encontro com gestores públicos no município de Cascavel

O primeiro município a sediar o encontro foi Eusébio, no dia 27 de fevereiro, seguido de Cascavel, no dia 2 de março. Nesta semana, as reuniões foram realizadas em Icapuí e Aracati, na terça-feira (7) e em Fortim, na última quarta (8). Os próximos encontros serão em Beberibe, no dia 10, seguido de Pindoretama e Aquiraz, ambos no dia 13.

Reunião com os gestores de Icapuí
Encontro da ADETURF em Aracati

Para a articuladora do escritório do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, estes encontros tem sido importantes para sensibilizar os gestores públicos sobre a necessidade de estarem inseridos no processo de fortalecimento da Rota das Falésias.

“A Rota é importante porque ela faz parte de uma estratégia de desenvolvimento econômico para todo o Litoral Leste, por meio do fomento da atividade turística ordenada, que ajuda a ampliar as oportunidades de trabalho e a distribuição de renda no território, que insere jovens, mulheres e as comunidades tradicionais neste processo e que fortalece a identidade regional e consolida uma estratégia de desenvolvimento regional integrada e colaborativa”, destaca a gestora.

Segundo Ana Carla, desde 2009 o Sebrae/CE já investiu mais de R$ 10 milhões nas ações do roteiro, incluindo ações de qualificação, consultorias, promoção, apoio à comercialização, além de patrocínio e realização de eventos gastronômicos, como os Festivais da Sardinha e da Lagosta, Pindorecana, Festival do Caranguejo, Festival Gastronômico de Aracati e o Festival Gastronômico Internacional de Pontal do Maceió.

Fortim recebeu o encontro nesta última quarta-feira (8)

Somente no ano passado, segundo ela, foram investidos mais de R$ 1,2 milhões nas ações do Projeto. “É um investimento que ajuda a dinamizar a economia dos municípios envolvidos a partir do apoio aos pequenos negócios inseridos nesta cadeia produtiva do turismo. Por isso, é tão importante que o poder público possa estar cada vez mais envolvido nestas ações, somando esforços com o Sebrae e com a iniciativa privada local, representada pelas entidades que compõe a ADETURF”.

Representação

Desde 2021, a Rota das Falésias é representada oficialmente pela Agência de Desenvolvimento Turístico Rota das Falésias (ADETURF), uma Organização sem fins lucrativos suprapartidária, e que visa principalmente, o desenvolvimento turístico, cultural e ambiental da Rota das Falésias.

A entidade é composta por seis Entidades Empresariais: Associação dos Empreendimentos Turísticos de Aquiraz (AETA), Associação dos Empresários de Turismo de Cascavel (ASSETUC), Associação Beberibense da Indústria do Turismo (ABIT), Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada ASDECQ), Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur ) e Cooperativa de Transportes Turísticos (Cooptema).

Rota das Falésias

A Rota das Falésias é fruto de parceria entre o Sebrae/Ce e a iniciativa privada que tem o objetivo de oferecer um produto diferenciado a turistas nacionais e internacionais, proporcionando maior competitividade aos empreendimentos turísticos e geração de negócios para o litoral leste do Ceará.

Ela é constituída por um território formado por 8 municípios cearenses: Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. A rota conta com cerca de 240 km de costa, 43 Praias e mais de 30 produtos turísticos consolidados em destinos ideais para dias de muito lazer, descanso e diversão.

O território do roteiro conta ainda com 2.824 empresas de turismo formalizadas, nos segmentos de alimentação, hospedagem, transporte, agências e operadoras de turismo e empresas de serviços. Além disso, desde 2020, a Rota das Falésias também foi instituída oficialmente pelo projeto de lei 272/2020 como roteiro oficial do Estado do Ceará pela Assembleia Legislativa Estadual.

Municípios da rota

Eusébio: Passagem obrigatória para os turistas que procuram as praias do litoral leste Cearense, cortado pelas rodovias BR 116 e CE 040. Cidade que abriga uma quantidade significativa de serviços, além de apresentar uma diversificada gastronomia regional.

Aquiraz: Apresenta 36 km de praias. A primeira delas é a Praia do Porto das Dunas onde está localizado o maior parque aquático do Brasil – O Beach Park. As praias da Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque apresentam diversas opções de lazer onde o visitante pode desfrutar desde praias calmas além dos esportes como o Golfe, Wind surf e Kite surf. A sede do município é guardiã de um rico patrimônio histórico, colocando o município em lugar de destaque no cenário nacional e local, sendo a primeira capital do Estado do Ceará.

Pindoretama: Além de encontrar a maior rapadura do mundo, o turista pode visitar diversos engenhos que produzem derivados da cana de açúcar e cachaças artesanais e, ainda, acompanhar o processo de produção e degustar os produtos comercializados.

Cascavel: Possui como destinos a praia de Águas Belas, que apresenta rara beleza no encontro do rio com o mar, além do artesanato em palha, cipó, areia colorida, bordado, couro, cerâmica, entre outros; a praia de Caponga, um dos maiores portos pesqueiros ainda realizado de forma tradicional, utilizando jangadas de velas de tecido e a praia de Barra Nova, que tem grande potencial para a prática de esportes náuticos.

Beberibe: Conta com praias já famosas como a do Morro Branco e a Praia das Fontes. Neste território, os turistas se encantam com o Monumento Natural das Falésias. A erosão constante ao longo de anos e anos formou um longo labirinto de sete quilômetros apresentando areias de diversas cores. Além das belezas naturais, o município de Beberibe conta com uma ampla e moderna rede de hospedagem e excelentes restaurantes a beira mar.

Fortim: Localizado à margem do Rio Jaguaribe, maior rio do Ceará, é um verdadeiro paraíso ecológico com mangues, onde se pode encontrar uma rica vegetação, aves, mariscos e moluscos. O encontro do rio com o mar, as Grutas da Praia do Forte, a vista inesquecível do Forte São Lourenço, a exótica Floresta de Mandacarus e o belo pôr do sol da Praia das Agulhas formam um ambiente natural deslumbrante e diversificado.

Aracati: Conta com um Patrimônio Cultural composto de edificações do Século XVIII com igrejas, casa de câmara, museus, biblioteca pública e residências, que ainda guardam na fachada a herança da colonização portuguesa, através de azulejos da época, além das lindas praias Majorlândia, Quixaba, Retirinho e a famosa praia de Canoa Quebrada, conhecida internacionalmente pelo astral que transmite a todos os visitantes, sendo a maior atração do município. Além das dunas, que podem ser visitadas nos passeios de buggy, Canoa Quebrada oferece uma linda enseada para os banhistas, uma rede hoteleira de ótima qualidade e a sua icônica Broadway, rua onde se encontra uma infinidade de bares, restaurantes e pequenas boates, excelente opção noturna para o turista.

Icapuí: Famosa por suas monumentais falésias e belas praias, além do extenso coqueiral, tornando essa paisagem uma atração especial. Outro destaque é a pesca da lagosta que enriquece a culinária local. Ainda é possível apreciar as róseas falésias acariciadas pelo vento, mar compartilhado por jangadas e velas de kitesurf, além de um pôr do sol deslumbrante.