ASN CE
Compartilhe

A Proposta “Formação Ceará + qualificação e renda” do “Ceará sem fome” avança para o interior

A meta é qualificar mais de 23.000 integrantes do programa em todo o Estado
Por Redação
ASN CE
Compartilhe

-

O Programa permanente de combate à fome no Estado, que reúne o trabalho e o engajamento da sociedade civil e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas), como o Sebrae/CE e o Governo do Estado, através do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, tendo a frente a primeira-dama, Lia de Freitas, e a vice-governadora, empossada secretária da Proteção Social, Jade Romero, começam a cumprir as metas traçadas para este ano de 2025.As 125 mil pessoas que hoje vêm se alimentando diariamente, nas 1.300 cozinhas que existem em todos os municípios, se preparam para que o benefício cresça ainda mais. Este número deve aumentar para 150 mil pessoas se alimentando em 1.500 cozinhas em todos os 184 municípios cearenses. A meta é, qualificar 23 mil integrantes do programa em todo o Estado para viabilizar a expansão do programa.

A ampliação do número de cozinhas e de pessoas beneficiadas acontecerá mediante um novo edital para a seleção de 40 Unidades Gerenciadoras, que administrarão as cozinhas. O chamamento público traz, também a novidade da parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), que dará oportunidade às UGs selecionadas de apresentar propostas de atividades culturais para o público das cozinhas, no valor total de R$ 2 milhões.

Quanto ao Sebrae/CE, já estão sendo realizadas as capacitações dos consultores que vão atuar no interior, com a Proposta Formação Ceará + qualificação e renda Sebrae/CE. A Unidade de Gestão de Soluções, é a unidade responsável pela Trilha “Quero empreender” e pelas mentorias, contratações, fundamentos, rotinas, processos de trabalho, entregas, a quem se reportar e arranjo metodológico, análise da turma, além da formação teórica e prática das oficinas.

Para Fabiana Gisele, gestora estadual do Programa no Sebrae/CE, a meta é qualificar mais de 23.000 integrantes do programa em todo o Estado, para isso a instituição está qualificando o time de consultores do Sebrae/CE, para compreensão desse cenário e sua forma de atuação e relacionamento com os atores.

-Transpor essa realidade levando a esperança, o sonho de empreender, conhecimento e políticas públicas associadas para um público que quer trabalho e renda é o grande objetivo do programa + qualificação e renda que traz a forte temática da inclusão sócio produtiva para um público que tem graves problemas de insegurança alimentar”, ressalta.